Esta quarta-feira, 26 de novembro, a dona da SIC e do Expresso informou a entrada de um novo acionista para o capital social da Impresa. A MFE (Media For Europe) vai ficar com 32,934% do grupo português e a família Balsemão com 33,738%, de acordo com a SIC Notícias.
Para Francisco Pedro Balsemão, CEO da Impresa, esta parceria vai permitir dar força ao legado do seu pai, Francisco Pinto Balsemão, falecido no passado mês de outubro. "Estamos muito orgulhosos com esta parceria, já que a MFE é um grupo de media líder na Europa, com quem partilhamos uma visão de futuro baseado na produção de conteúdos de qualidade, na proximidade aos espectadores e na inovação tecnológica", referiu em comunicado.
Quem é o homem que fundou o MFE?
Tal como Francisco Pedro Balsemão referiu no seu comunicado, pretende-se que se estabeleçam "sinergias tangíveis e duradouras que beneficiem todas as partes envolvidas". E, nesse sentido, o MFE tem na sua estrutura valores muito semelhantes aos da Impresa, já que ambos os grupos nasceram em seio familiar e assim se têm mantido.
Foi em 1980 que Silvio Berlusconi começou a construir o seu império. Se a sua vida fosse um filme, poderia ser considerado como o verdadeiro magnata dos media. Teve uma vida preenchida no mundo dos negócios, chegou a ser três vezes primeiro-ministro de Itália e, no que diz respeito à vida pessoal, foi também um rosto polémico para a imprensa.
Perdeu a vida em junho de 2023, na sequência de uma leucemia crónica somada a outras condições. De acordo com o jornal O Globo, deixou os seus últimos desejos "escritos à mão em alguns papéis", momentos antes de ser internado em Milão.
Os herdeiros discretos que continuam o legado do pai
Se, durante mais de 30 anos, Silvio Berlusconi era uma figura bastante apetecível para os meios de comunicação em Itália, os seus herdeiros são o oposto. O magnata deixou cinco filhos: Marina, de 59 anos, e Pier Silvio, de 56, são os filhos que Berlusconi teve com a primeira mulher, Carla Dall'Oglio. Barbara, de 41, Eleonara, de 39, e Luigi, de 37, são frutos do seu segundo casamento com a atriz Veronica Lario.
Os descendentes do magnata do MFE construíram as suas carreiras ligadas ao mundo dos negócios e, em especial, ao legado deixado pelo pai. Atualmente, é Pier Silvio Berlusconi, o segundo filho mais velho, que se encontra à frente do grupo de media.
Pier começou a trabalhar no negócio da família em 1992, na agência de publicidade do grupo. Em 1996, passou a coordenar a programação e os horários dos canais do grupo Mediaset. Em 1999, foi nomeado vice-diretor geral de conteúdos, assumindo o controlo das operações televisivas. Em 2000, Pier tornou-se formalmente membro da direção da Mediaset como vice-presidente.
No que diz respeito à sua vida pessoal, mantém-se discreto, assim como os irmãos. Tem dois filhos em comum com a apresentadora de televisão Silvia Toffanin: Lorenzo Mattia e Sofia Valentina. Tem ainda uma outra filha, Lucrezia Vittoria, fruto de um anterior relacionamento.
Um império europeu que, agora, soma visão portuguesa
Agora com 32,934% do capital do Grupo Impresa, o MFE tem participações em diferentes países. O destaque das operações vai para Itália, onde Berlusconi começou o seu império com o lançamento do Canale 5, em 1980, seguido de Italia 1 e Rete 4. As marcas foram consolidadas através do grupo MediaSet Itália.
Em Espanha, o MFE conta também com a MediaSet España com dois dos principais canais do país: a Telecinco e a Cuatro. Na Alemanha, o grupo é também detentor do ProSiebenSat.1, com 75,61% do capital, de acordo com as informações no site do conglomerado de media.
A título de curiosidade, o MFE encontra-se cotado nas bolsas de Itália e Madrid, sendo uma das empresas mais apetecíveis para os investidores da bolsa. Em 2024, a receita consolidada atingiu 2,95 mil milhões de euros, com lucro de 137,9 milhões de euros, de acordo com o site Eco.

.webp)
Sem comentários:
Enviar um comentário