Foram muitas as homenagens feitas a Francisco Pinto Balsemão ao longo desta quarta-feira, dia 22 de outubro, a propósito da morte do fundador da SIC, dia em que centenas de pessoas se juntaram Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, para marcar presença no velório.
Rodrigo Guedes de Carvalho, um dos profissionais mais reconhecidos do canal, falou da relação de grande amizade que mantinha com Balsemão em declarações à SIC Notícias durante uma emissão especial.
"Quando ouvi a notícia, que de certa forma era inesperada, senti-me mais do que nunca afortunado. Vivi uma época de ouro do jornalismo português e tive a sorte, a fortuna rara, de trabalhar para o Francisco Pinto Balsemão, que foi muito mais do que o meu patrão, fomo-nos tornando amigos e ele para mim foi uma figura muito paternal. Este é um momento muito difícil, porque é tão esperado como dolorosamente novo", afirmou.
Simone de Oliveira lembrou os tempos de escola com Balsemão
As homenagens repetiram-se, sendo que uma delas partiu de Simone de Oliveira. "Foi meu colega no Pedro Nunes em turmas diferentes. Ele estava no segundo B, eu estava no segundo A. Lembro-me muito bem de me meter com ele, porque ele tinha uns calções pelos joelhos e umas meias ótimas, dobradas, como os meninos usavam nessa altura. Metia-se comigo e dizia-me que eu era a menina dos olhos verdes, e puxava-me pelas tranças", lembrou.
"Lembro-me muito bem dele. Um homem com uma lucidez e com uma capacidade de raciocínio, com uma cabeça extraordinária", realçou ainda.
Políticos, figuras da televisão e populares marcaram presença no velório de Balsemão
Várias figuras da política, televisão e populares dirigiram-se ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, para uma última despedida de Balsemão.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, Luís Montenegro, chegaram e saíram juntos, depois de permanecerem cerca de uma hora no interior da igreja.
Mais tarde, chegou aos Jerónimos o antigo Presidente da República António Ramalho Eanes, acompanhado pela mulher, Manuela Eanes.
Também marcaram presença os antigos primeiros-ministros Pedro Santana Lopes e Pedro Passos Coelho - que quis aguardar na fila de acesso geral do público, prescindindo do direito protocolar de passar à frente.
Entre personalidades da televisão e do jornalismo, tanto do universo da Impresa quanto de outros grupos de comunicação, estiveram presentes nomes como Bárbara Guimarães, João Baião, Andreia Rodrigues, Daniel Oliveira, Ricardo Costa, António José Teixeira, Clara Ferreira Alves e Ricardo Araújo Pereira.
Na missa, que se realiza na quinta-feira às 13h00, também no Mosteiro dos Jerónimos, será ainda prestada guarda de honra por militares da Força Aérea, uma vez que Balsemão foi oficial deste ramo. O funeral será reservado à família.
O antigo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão, fundador e militante número um do PSD, do qual também foi presidente, morreu na terça-feira, aos 88 anos, de causas naturais.

Sem comentários:
Enviar um comentário