Surpresa Total! Pinto Balsemão E Juan Carlos Revelam Como Começou Sua Amizade No Estoril



A morte de Francisco Pinto Balsemão aos 88 anos deixou o mundo da comunicação e da política de luto. Balsemão fundou a primeira televisão privada em Portugal, a SIC, o grupo Impresa, foi primeiro-ministro e foi também um dos membros fundadores do Partido Popular Democrático (PPD), atual PSD.


A sua juventude foi passada na linha de Cascais e foi no Estoril que conheceu o rei emérito Juan Carlos, na altura príncipe das Astúrias já que, recorde-se, a família real espanhola escolheu Portugal para viver o exílio. 

A relação "íntima" entre Balsemão e Juan Carlos

Ao programa 'Alta Definição', Pinto Balsemão falou sobre a relação de amizade entre os dois.

"É dos poucos que [o tratava por 'Chico']... felizmente. Eu detestava ser o Chico e não pegou essa do Chico, mas ele tratava-me por Chico", começou por dizer.

"Agora está ausente, nunca mais o vi, mas tivemos uma relação de miúdos bastante íntima, sobretudo quando ele vinha cá. Quando estávamos ali, ele no Estoril, eu em Cascais, e isso depois prolongou-se à medida que fomos crescendo, à medida que eu fui tendo outras responsabilidades, e ele também. Fomos sempre conversando. Lamentando tudo o que lhe aconteceu nos últimos tempos e não compreendendo bem como, nem porquê. Continuo a ser amigo dele", contou, por fim, Francisco Pinto Balsemão a Daniel Oliveira.

Numa entrevista data à agência de notícias espanhola EFE, Balsemão relatou outra história que envolvia o monarca quando eram mais velhos. Os dois encontraram-se num restaurante em Saint-Tropez, França, onde trocaram de carro para despistarem os fotógrafos que perseguiam o monarca (que estava acompanhado por uma figura feminina). 


O amor na vida de Francisco Pinto Balsemão

Francisco Pinto Balsemão viveu mais de 50 anos ao lado de Mercedes Aliu Presas Balsemão. Mas antes de Mercedes entrar na sua vida, o jornalista casou em primeiras núpcias com Isabel Costa Lobo, com quem teve dois filhos: Mónica Balsemão e Henrique Balsemão. Os dois acabaram por se divorciar e da relação seguinte, com Isabel Supico Pinto, teve o terceiro filho, Francisco Maria Balsemão. 

Posteriormente conhece Maria Mercedes Aliu Presas (que tem origem espanhola) numa "boate" em Cascais.

"Acho que ela também engraçou comigo, depois começamos a conversar e depois a coisa foi andando, não foi assim a correr. Ela veio viver comigo, eu estava separado, mas não havia divórcio naquela altura para quem anteriormente tinha casado pela igreja e ela veio viver comigo ainda antes do 25 de Abril, foi um ato de coragem sobretudo no ambiente social de ambos", explicou Balsemão numa entrevista a Daniel Oliveira. 

Da relação de mais de 50 anos nasceram dois filhos: Joana Pinto Balsemão e Francisco Pedro Balsemão.