Cidadãos Denunciam Actos De Inserção De Notas Falsas Nos ATM’s



A população angolana vai se mostrando cada vez mais receosa quanto ao levantamento de valores nos terminais de caixa automático, vulgo multicaixa, pois, agora nem mesmo os bancos transmitem segurança.

Relatos postos a circular nas redes sociais dão conta que, surpreendente, várias são as pessoas que depararam-se com notas falsas após terem efectuado levantamento num ATM.

O caso mais recente chegado é  do senhor Mauro Patrick da Costa António que, na última segunda-feira, 09 de janeiro, por volta das 19 horas, recorreu ao ATM do Banco Sol, sito no Bairro Popular, para um levantamento de 60.000,00 AKZ. Posteriormente, dirigiu-se à uma loja para compras nos arredores do mesmo bairro onde ao efectuar o pagamento, recebeu a informação por parte do balconista que dos valores por ele entregue,  uma nota de 5.000 kwanzas era falsa. 

Incrédulo, Mauro António não entendia o  que estava a se passar, pois, acabara de efectuar o levantamento dos valores num ATM. 

No dia seguinte, Mauro deslocou-se até ao balcão da agência onde teria efectuado o levantamento para expor a sua situação, mas «infelizmente não acreditaram em mim, e não fizeram concretamente nada», disse ele. 

Mauro foi até ao BNA e deu entrada de uma carta relatando os factos ao departamento de Conduta Financeira (CF), e posteriormente, fez o boletim de ocorrência na esquadra da chapinha.

«Não há expectativa de minha parte que se recupere os valores em causa, mas, vim por meio desta SMS, alertar á todos os meus amigos, seguidores e a sociedade em geral, se eu levantei 5.000,00 AKZ falso, você pode levantar 100.000,00 AKZ falso ou muito mais. Muita atenção ao fazeres um levantamento no ATM, se possível for, após o levantamento, verificar se a nota é ou não é falsa», rematou o lesado. 

Tal como aconteceu com o Mauro António, podemos constatar que mais pessoas passaram pela mesma situação, mas receberam a informação por parte do banco que era impossível sair notas falsas no ATM.

📸: Imagem ilustrativa.