Liliana Campos Desabafa Sobre Depressão: "Já Estava Doente e Não Sabia. Bati Bem Lá no Fundo"



Assim como outros rostos famosos do panorama nacional português, também Liliana Campos decidiu aderir à trend viral das redes sociais que recua até 2016 para recuperar não só as fotografias de há 10 anos como também as memórias — umas boas e outras nem tanto — que marcaram aquele ano.


E assim o fez a apresentadora da SIC Caras. Na sua conta de Instagram publicou vários registos daquele período, mas, na verdade, foram as suas palavras que não passaram despercebidas à sua comunidade de fãs e seguidores. Segundo as mesmas, 2016 foi um ano de tal forma difícil para Liliana Campos que chegou mesmo a ser diagnosticada com uma depressão.


"Aderi à trend sem ter noção da montanha-russa de emoções que ia viver ao olhar para estas fotografias. Na altura ainda não tinha Instagram, por isso ainda não estávamos juntos aqui, […]mas tinha esta mania parva de estragar as fotografias, que já de si não tinham qualidade nenhuma, com frases foleiras e pirosas", começou por contextualizar a comunicadora.


A partir destas suas palavras, Liliana Campos aprofundou este desabafo e fê-lo, sobretudo, ao recordar a sua "querida mãe", que perdeu a vida "depois de vários anos" ao cuidado da apresentadora e do irmão. "O sofrimento já era tanto que o saber que estava em paz tornou tudo menos difícil de aceitar, apesar de ter deixado um vazio e uma saudade enorme, com o qual não soube lidar".


Ainda a respeito da mãe, o rosto da estação de Paço de Arcos salientou o facto de o trabalho, sobretudo o facto de estar ao comando do programa Passadeira Vermelha, a ter salvado durante aquele que considera "o período mais grave" da doença da mãe. "Foram muitos os desafios e eu agarrei todos, dando o máximo ou mais ainda. Serei sempre grata a quem apostou em mim numa altura em que estava muito frágil".


Na verdade, a juntar-se à doença e conseguinte perda da mãe, Liliana Campos sujeitou-se, há 10 anos, a tratamentos de fertilização. "O meu coração já sabia que eu não ia conseguir ser mãe", lamentou a comunicadora nesta sua intervenção. De notar que todas estas vivências aqui enumeradas levaram a que a cara da SIC fosse diagnosticada com uma doença mental séria e persistente: a depressão.


"Não aguentei todas as batalhas que tive que enfrentar depois da morte da minha mãe e fui-me muito abaixo. Não imaginava que o que estava à minha espera era tão mau. Talvez um dia tenha coragem de o partilhar, por enquanto ainda não consigo…", escreveu sobre o delicado assunto.


"Já estava com uma depressão e ainda não sabia. Os tempos que se seguiram (2017) foram terríveis. Bati bem lá no fundo… Tive a sorte de ter sido diagnosticada a tempo e de ter sido muito bem acompanhada, mas a dor estava cá e tive que aprender a lidar com ela", partilhou ainda Liliana Campos.

Por outro lado, e agora tristezas de parte, 2016 foi também um ano de "momentos de felicidade única" para o rosto da SIC Caras: passou o Ano Novo em Nova Iorque, com o marido, Rodrigo Herédia; celebrou o seu aniversário com as suas amigas de longa data; foi a concertos e a festivais com as amigas e a sobrinha, Carolina…


Mas não se ficou por aí. Na publicação que recua 10 anos, Liliana Campos lembrou as diversas viagens que fez em família, nomeadamente a Paris, somente com a sobrinha; e a Roma, novamente com esta última e o irmão. Além disso, os sogros da apresentadora celebraram os 50 anos de casados e, para terminar em grande, findou o ano na Tailândia.


Destaque, por fim, para um dos grandes marcos de 2016: o casamento. "Vivi os dias mais felizes da minha vida com o Rodrigo. Fui pedida em casamento e casámos num lugar muito nosso, numa cerimónia muito bonita, mas também muito simples. Era assim que nos fazia sentido, porque eu já não tinha cá os meus pais para algo mais tradicional. Foi único e muito emocionante. Chorámos e rimos muito", lê-se por fim.


Veja abaixo: