Hernâni Carvalho Revoltado: “Pobre” – Bebé Retirada à Mãe por Ser Pobre no Hospital de Gaia



Hernâni Carvalho não escondeu a sua revolta ao comentar o caso da bebé de quatro meses que estava internada no Hospital de Gaia e que foi retirada à família para ser entregue a uma família de acolhimento. 


Na rubrica "Crónica Criminal" do programa das manhãs da SIC, "Casa Feliz", o jornalista reagiu à notícia garantido que se trata "de uma pouca vergonha". 

Hernâni mostrou-se solidário com a mãe da criança, que a levou do hospital à revelia após saber que ia ficar sem a guarda da menina, e culpa o estado pelo ato desesperado.

"Andam aqui a brincar com os atos. Esta criança foi tirada à mãe porque é pobre, mais nada, porque é pobre! O dinheiro que vão dar à família de acolhimento davam à mãe e assim a mãe tinha condições", começa por referir, visivelmente exaltado. 

"Alegadamente, porque é o que eles dizem, fizeram a cabeça do juíz, enganaram a cabeça do juíz. Só podem ter enganado o juíz. Foram dizer que a criança vivia em condições de negligência, não é verdade. Insuficientes, sim! E a prova está na contradição de quem diz a seguir que a mãe tratava bem da criança. [Para se ] ser rico não é carregar num botão. Ser pobre é uma condição do homem. [..] Os pais, se calhar, não souberam dizer que não às assistentes sociais, lamento ter que dizer assim mas é verdade", explicou ainda o comentador. 

Hernâni refere ainda que esta situação "é uma vergonha". "Eu estou passado com isto, isto é uma vergonha, é uma contradição. Tiras a um desgraçado que não tem condições e pagas à família de acolhimento, o estado paga! Se pegasse no dinheiro e desse à mãe... [...] quando a mãe tiver condições? Há pobres que são pobres a vida toda, ficas sem o teu filho porque és pobre?", referiu, por fim.  

Veja aqui o vídeo com o momento. 

O que se passou com esta bebé? 

Foi esta quarta-feira, 3 de dezembro, que se soube que uma bebé de quatro meses que estava internada no Hospital de Gaia foi levada pela mãe, depois de a mesma ter tido conhecimento que a menina iria ser entregue a uma família de acolhimento.

Um dia depois a bebé foi entregue pela progenitora no Posto da Guarda Nacional Republicana dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, disse à Lusa fonte da Guarda.

"Já chegou e encontra-se bem", referiu a fonte Unidade Local de Saúde Gaia e Espinho.