Brasileiro Faz História e Torna-Se Novo CEO Mundial da Coca-Cola



O CEO global da Coca-Cola, James Quincey, de 60 anos, está deixando o cargo e será substituído, no fim de março, por Henrique Braun, atual diretor de Operações da empresa. Segundo a companhia, Braun, de 57 anos, é cidadão americano, nascido na Califórnia e criado no Brasil.


Ele ingressou na Coca-Cola em Atlanta em 1996 e passou anos trabalhando na América do Norte, Europa, América Latina e Ásia.


No Brasil, ele exerceu os cargos de vice-presidente de Técnica e Logística e vice-presidente de oPerações. Formado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem mestrado em Engenharia Industrial pela Michigan State University e MBA pela Georgia State University, ambas nos EUA.


Atuou como presidente de Desenvolvimento Internacional da Coca-Cola antes de se tornar diretor de Operações, função na qual passou a supervisionar todas as unidades operacionais da companhia ao redor do mundo no início deste ano.


“Vou focar em continuar o impulso que construímos com o nosso sistema”, disse Braun em comunicado, acrescentando: “Trabalharemos para destravar o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores.”


James Quincey, que ocupou o cargo de CEO por nove anos, fará a transição para presidente executivo, segundo a empresa. Atualmente é o presidente do Conselho de Administração.


Quincey assumiu o cargo de CEO em 1º de maio de 2017 e ajudou a tirar a empresa de uma longa queda nas vendas. Sob sua gestão, as ações da Coca-Cola subiram mais de 60%, enquanto o índice S&P 500 avançou quase 190% no mesmo período.