O Chefe do Estado falava na abertura da 8.ª Conferência Nacional da Juventude, que junta mais de mil jovens de todos os distritos do país, no quadro da Semana Nacional da Juventude.
O evento, que decorre sob o lema “Acções Locais da Juventude para o Alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável”, reúne líderes de associações juvenis de diferentes orientações políticas, religiosas, étnicas e de género, unidos pelo compromisso de promover o patriotismo, a unidade nacional e o desenvolvimento sustentável. “Na nossa governação, todos os jovens são moçambicanos e todos temos o mesmo objectivo de desenvolver Moçambique”, destacou o governante.
O presidente Chapo lançou um apelo à reflexão sobre o papel individual de cada jovem na consolidação da unidade nacional, fortalecimento do patriotismo, combate à corrupção, promoção da paz e respeito pela diversidade. “O patriotismo é servir a pátria com dignidade, respeito, responsabilidade, honestidade e trabalho, sem esperar recompensa”, frisou, enaltecendo iniciativas como Um Jovem, Uma Bandeira, Uma Nação.
O Chefe do Estado defendeu a participação activa da juventude no diálogo nacional inclusivo que o Governo pretende lançar brevemente, alertando para a necessidade de rejeitar discursos de ódio e substituí-los por mensagens de paz, reconciliação e harmonia social. Para o estadista, os jovens devem ser “vectores do desenvolvimento” e protagonistas da construção da independência económica.
Sem comentários:
Enviar um comentário