Alberto Ferreira Renuncia ao Cargo de Secretário-Geral do PODEMOS



O membro sênior do Partido Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), Alberto Ferreira, renunciou ao cargo de Secretário-Geral do partido.

A informação foi confirmada pelo porta-voz da formação política, Duclésio Chico, segundo o qual, Ferreira evocou motivos pessoais.

“Foi uma decisão pessoal. Ele preferiu submeter a resignação mesmo por uma questão patriótica e democrática ao seu ver” disse, citado pela STV.

Aliás, além disso, Chico notou que Alberto Ferreira desempenha outras funções políticas que o possam competir espaço e tempo na agenda.

Entretanto, assegurou que Ferreira continua membro do partido.

“Ele é membro sénior do partido PODEMOS. É um dos fundadores deste partido. Creio que preferiu resignar porque também tem vários cargos, ou seja, tem algo a fazer no Diálogo Político Nacional Inclusivo. Acredito que, por questões de ocupação” referiu.

A renúncia ocorre quase dois meses após o Tribunal Judicial de KaMavota, na cidade de Maputo, ter julgado procedente um pedido para travar uma segunda volta nas eleições no partido a fim de eleger o SG com maioria absoluta.

Recorde-se que a Comissão Eleitoral do PODEMOS decidiu avançar para uma segunda volta após Ferreira ter sido eleito, entre quatro candidatos, com cerca de 37% dos votos.

Contudo, ficou evidente que os estatutos do partido não exigem maioria absoluta para eleição de do SG pelo que o tribunal concluiu que Ferreira tinha razão.

Somente após a 12ª sessão do Conselho Político partido serão conhecidos os mecanismos para se encontrar o novo SG da formação política.