O governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, denuncia preocupação com o rapto de crianças por parte de grupos terroristas, apelando à vigilância máxima.
Segundo Valige Tauabo, o rapto de crianças está a ser uma prática recorrente dos grupos terroristas na província mais a norte de Moçambique e rica em recursos naturais. “As crianças são usadas como escudos dificultando a actuação das tropas governamentais e as suas aliadas”, lamentou o governador, citado numa publicação da RFI.
E foi no distrito de Metuge e na língua emacua que Valige Tauabo, pediu às comunidades para que sejam mais vigilantes e protejam os filhos dos terroristas. “As crianças não podem sair sozinhas porque os terroristas podem sequestrá-las e assim, chantagear as nossas forças porque sabem que estas não vão disparar contra as crianças, por isso temos de ficar atentos”, acrescentou.
O governante pediu ainda que se expliquem aos jovens sobre a situação do terrorismo e para que não se deixem enganar. “Temos de aconselhar e conversar com os nossos filhos porque os terroristas podem aproveitar-se deles para semear o mal nas nossas comunidades. Temos de ser vigilantes.”
Os sucessivos ataques terroristas registados nos últimos dias por exemplo ao distrito de Chiure já provocaram mais de 60 mil deslocados.
Sem comentários:
Enviar um comentário