Ex-atleta Paralímpico Oscar Pistorius Sai Da Prisão Em Liberdade Condicional



O ex-atleta saiu da prisão 11 anos após ter assassinado a tiro a namorada, Reeva Steenkamp.

O crime perpetrado pelo antigo campeão paralímpico, Oscar Pistorius, em 2013, chocou o mundo e deu início a um caso que viria a arrastar-se durante anos. Mas, esta sexta-feira, 5 de janeiro, o homem que já foi adorado em todo o mundo deixou a prisão e vai agora viver em liberdade (bastante limitada).


Oscar Pistorius saiu da prisão em liberdade condicional, quase 11 anos após ter assassinado a tiro a namorada, Reeva Steenkamp. A imprensa sul-africana escreve que o antigo campeão paralímpico, que era um ícone no seu país, vai viver para a mansão de um tio em Waterkloof, um bairro localizado nos arredores de Pretória.


Apesar de a partir desta sexta-feira já não viver encarcerado, Pistorius não é um homem totalmente livre. Isto porque as condições de liberdade condicional – que dura até 2029, ano em que termina a sua sentença – a que está sujeito são bastante rígidas.


O antigo atleta está impedido de abandonar a sua área de residência sem autorização prévia, de beber álcool, de prestar declarações junto da imprensa e tem de frequentar programas de controlo da raiva e de violência contra as mulheres. Para além de tudo isto, está obrigado a prestar serviço comunitário.


O cumprimento de todas estas obrigações será comprovado através de encontros entre Oscar Pistorius e agentes de liberdade condicional e de visitas, não anunciadas, à sua habitação por parte das autoridades.


Todas as alterações significativas na vida do ex-atleta – como, por exemplo, se quiser arranjar emprego ou mudar de casa – devem ser comunicadas.


Claro está que o incumprimento destas obrigatoriedades fará com que o sul-africano regresse de imediato à prisão.