O Que Você Nunca Ficou A Saber Sobre Este Senhor



Ator N!xau ǂToma (1944/2003) - Ele fez várias gerações rir, em OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS, 1980 e suas sequências.


Uma garrafa de Coca-Cola jogada de um avião fazem os nativos acreditarem que é um presente dos deuses. Mas como isto gera uma série de brigas, eles decidem devolvê-la aos deuses, escolhendo um dos nativos (Xi) para fazer a devolução.


N!xau também era um homem simples, com pouco contato externo. Ele só havia visto três homens brancos em sua vida, antes de conhecer o diretor Jamie Uys. Para atuar no filme, aceitou o modesto cachê de 300 dólares, mas sem saber o valor do dinheiro, deixou as notas que recebeu serem levadas embora pelo vento.


O sucesso do filme fez de N!xau famoso, e apresentou ele para o mundo. Em 1989 Jamie Uys o procurou para atuar na sequência, mas desta vez N!xau já havia aprendido o valor do dinheiro, e pediu 80 mil dólares, dinheiro usado para construir uma casa de alvenaria com água encanada.


Após deixar o cinema, N!xau viveu em sua fazenda, plantando milho, banana e feijão, além de criar algumas cabeças de gado. Ele morreu vítima de tuberculose, enquanto caçava, em 05 de julho de 2003. Sem documentos que comprovassem sua real data de nascimento, acredita-se que ele tinha 58 anos de idade.