Doentes Com Insuficiência Renal Poderão Fazer Transplante De Rim Em Angola



O secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, que falava à imprensa em alusão ao Dia Mundial do Rim, que ontem foi assinalado, fez saber que estão a ser criadas as condições para a materialização da Lei de Transplante, desde hospitais onde deverão ser feitas as cirurgias, a regulamentação, constituição do grupo nacional de transplantes, bem como o aumento laboratorial para diagnóstico da compatibilidade dos órgãos a serem transplantados. 

«Ainda tem a parte da regulamentação em curso e está a ser constituído o grupo nacional de transplante, previsto na Lei, bem como aumentar a capacidade laboratorial para diagnóstico de compatibilidade», disse o governante.

Leonardo Inocêncio revelou ainda que está a ser acautelada a questão da aquisição de meios e medicamentos necessários ao processo de transplante, para se evitar a rejeição dos órgãos. 

«Tão logo forem resolvidas todas estas inquietações, será possível a materialização da Lei dos Transplantes», concluiu.

A insuficiência renal, ou falência renal, é quando os rins perdem a sua capacidade para filtrar o sangue e eliminar substâncias que podem ser tóxicas para o organismo. Os doentes com insuficiência renal são submetidos a sessões de hemodiálise para poder filtrar o sangue.