Taxa De Juro Referência Em Moçambique Sobe Para 19,1% Em Maio



A taxa de juro de referência para as operações de crédito em Moçambique vai subir 50 pontos base para 19,1% em maio, após sete meses sem alterações, anunciou ontem a Associação Moçambicana de Bancos (AMB).


A taxa calculada pela AMB e pelo Banco de Moçambique tem por base um indexante único (calculado pelo banco central), que passa de 13,3% para 13,8%, e um prémio de custo de 5,3% (definido pela AMB), que se mantém inalterado.


Segundo a Carta de Moçambique , a subida acontece depois do Banco de Moçambique ter decidido aumentar a taxa de juro de política monetária no final de março, o que influencia a fórmula de cálculo.


A criação de uma única taxa de juro de referência para as operações de crédito, conhecida por 'prime rate', foi acordada entre o banco central e a AMB em junho de 2017, para eliminar a proliferação de taxas de referência no custo do dinheiro.


Na altura, foi lançada com um valor de 27,75%, que desceu 865 pontos base desde então.


O objetivo é que todas as operações de crédito sejam baseadas numa taxa única, "acrescida de uma margem (spread), que será adicionada ou subtraída à 'prime rate' mediante a análise de risco" de cada contrato, explicam os promotores.