Russos Violaram Mulheres Em Cave Por 25 Dias. Nove Delas Estão Grávidas



Desde que as forças russas se retiraram do norte da Ucrânia que surgem evidências diárias das atrocidades cometidas enquanto estiveram nas cidades. A provedora oficial dos direitos humanos da Ucrânia, Lyudmyla Denisova disse ter registado casos horríveis de violência sexual pelas tropas russas em Bucha - e noutros locais - destacando o caso de um grupo de mulheres e raparigas que foi mantido na cave de uma casa durante 25 dias. Foram violadas e nove delas estão agora grávidas. A mais nova tem apenas 14 anos. 


"Raparigas e mulheres entre 14 a 24 anos foram sistematicamente violadas  na cave de uma casa em Bucha durante a ocupação", disse à BBC. 


"Os soldados russos disseram-lhes que as violariam ao ponto de não quererem ter contacto sexual com nenhum homem, para as impedir de ter filhos ucranianos", acrescentou, referindo que este é só mais um caso dos muitos que lhe vão chegando de violações. 


Denisova alegou ainda que neste momento é impossível avaliar a escala dos crimes sexuais cometidos pelas tropas russas. 


"É impossível neste momento, porque nem todas [as mulheres violadas] estão dispostas a contar-nos o que lhes aconteceu. A maioria pede apoio psicológico, pelo que não podemos registá-los como crimes a menos que nos deem o seu testemunho".


A  provedora oficial dos direitos humanos da Ucrânia disse ainda que o país quer que seja criado um tribunal especial pelas Nações Unidas para julgar pessoalmente Vladimir Putin por de crimes de guerra, incluindo violações