Reinildo “Factura” Na Vitória Do Lille



O internacional moçambicano, Reinildo Mandava, marcou um dos golos da vitória do Lille quarta-feira diante do Lorrient, por 3-1, na partida em atraso da 20.ª jornada da Ligue 1, campeonato francês de futebol.


É o futebolista moçambicano do momento. A cada dia, dá claros sinais da sua evolução e apetência para dar o salto para um grande clube europeu.


As suas exibições na Ligue 1 há muito que enchem a alma de qualquer adepto e apaixona a exigente, especializada e critica imprensa francesa. Em mais um capítulo ou episódio no qual ficou evidente a sua qualidade, Reinildo Mandava marcou, na quarta-feira, o primeiro golo na temporada 2021-2022 na Liga Francesa de futebol.


O esquerdino facturou aos 31 minutos, concluindo com um golpe de cabeça a uma assistência do internacional português Renato Sanches. A vitória começou a ser desenhada, no entanto, aos dez minutos quando o jovem avançado Isaac Lihadji abriu o activo. Oito minutos depois, Moritz Jenz tentou fazer o corte, mas mandou a bola para o fundo das redes, ampliando para os “Dogues”.


No final da segunda etapa, o Lorient reduziu a desvantagem por Sambou Soumano. O jogador senegalês ganhou um ressalto após tentativa de corte de Vincent Le Goff e fez balançar as redes do Lille.


Para além de ter marcado um dos tentos do Lille, Mandava foi ainda considerado o melhor jogador em campo pelo sítio do clube. Na rubrica “L’Home”, o sítio escreve: “Afiado nas suas intervenções defensivas, contundente na contribuição ofensiva, Reinildo confirma a sua boa forma actual. O TGV de Moçambique ainda teve a alegria de marcar o primeiro golo na Ligue 1, no coração de sua quarta temporada com os ‘Mastiffs’. O lateral esquerdo – que não é o maior – saiu da luta para colocar um belo golo, colocar o resultado em 3-0 e deixar a sua equipa tranquila num jogo decididamente bem encaminhado”, lê-se.


Com este resultado, o Lille é agora oitavo, com 32 pontos, a dois pontos do ‘europeu’ Rennes, quinto, e a cinco do terceiro lugar, do Marselha, enquanto o Lorient continua a fase negativa e é 18.º, com somente 17 pontos, a um do posto que vale a permanência.


 


PRESIDENTE DO LILLE MANDA RECADOS


A vitória do Lille diante do Lorient (3-1) não deixou o presidente do campeão francês totalmente satisfeito. Após o jogo, o presidente Olivier Létang teceu duras críticas aos jogadores, que não conseguiram dilatar a vantagem de três golos conseguida nos primeiros 31’.


“Não podemos voltar a ter uma segunda parte como esta. Temos uma diferença de golos de +2, o que não é propriamente brilhante neste momento. A vencer por 3-0 ao intervalo têm de respeitar o futebol, continuar a mostrar vontade de vencer, respeitar o adversário e continuar a proporcionar. Não consigo deixar de sentir alguma frustração porque podíamos ter marcado mais golos. Estamos satisfeitos com os três pontos, mas é preciso ter cuidado com esta mentalidade”, desabafou o dirigente, citado pelo jornal “A Bola”.