Presidente Da Gâmbia Toma Posse Para Segundo Mandato



O antigo promotor imobiliário, Adama Barrow, tomou posse ontem para o seu segundo mandato como Presidente da Gâmbia, numa cerimónia que contou com a presença de vários líderes africanos.


Adama Barrow, que tomou posse esta quarta-feira, foi eleito em Dezembro de 2021 com uma margem de 53% dos votos.


Segundo disse Barrow, citado pela agência France-Presse, sua reeleição representa um momento de conquistas para o povo gambiano.


O reeleito Presidente da Gâmbia governou o país pela primeira vez em Dezembro de 2016, nas eleições que ditaram o fim de uma ditadura que durou cerca de 20 anos, a qual era dirigida por Yahya Jammeh.


Yahya Jammeh, que chegou ao poder em 1994 num golpe de Estado sem sangue, governou o país, um dos mais pobres do mundo, com um punho de ferro até ser forçado ao exílio em Janeiro de 2017 na sequência da sua derrota inesperada nas eleições presidenciais de Dezembro de 2016.


Segundo escreve a imprensa internacional, a reeleição de Adama Barrow não agradou a todos, facto que levou o principal partido da oposição, Partido Democrata Unido, a emitir uma acção no Supremo Tribunal alegando irregularidades e corrupção na campanha.


Entretanto, o Partido Democrata Unido viu sua contestação rejeitada pelo tribunal.