Paris Promete Boicotar Conferência De Durban


A França anunciou, domingo, que não participará na Reunião de Acompanhamento da Conferência da ONU contra o racismo, designada “Conferência de Durban”, por causa das declarações anti-semitas de alguns organizadores, revela a Presidência francesa em comunicado citado pela AFP.

Diversos países, entre os quais os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e vários europeus, decidiram boicotar a reunião, organizada pelas Nações Unidas a 22 de Setembro a propósito do 20 º aniversário da Conferência Mundial contra o Racismo de 2001 em Durban, na África do Sul.

"Preocupado com o histórico das declarações anti-semitas feitas no âmbito da conferência das Nações Unidas sobre o racismo, conhecida como Conferência de Durban, o Presidente da República decidiu que a França não participará no evento que se realiza este ano”, informou Palácio de Eliseu.

Numerosos países ocidentais, incluindo a França, já tinham boicotado a Conferência de Durban em 2009, assim como a de 2011, em protesto pelas declarações anti-semitas que foram feitas.

A primeira Conferência de Durban, de 31 de Agosto a 8 de Setembro de 2001, alguns dias antes dos ataques terroristas de 11 de Setembro, foi marcada por profundas divisões sobre as questões do anti-semitismo, do colonialismo e da escravatura. Os Estados Unidos e Israel abandonaram a Conferência em protesto contra o tom da reunião.

"Apegada ao universalismo dos direitos humanos, a França continuará a lutar contra todas as forças do racismo e velará para que a Conferência de Acompanhamento de Durban seja realizada de acordo com os princípios fundadores das Nações Unidas”, adianta a Presidência francesa. Em 2020, o Presidente francês, Emmanuel Macron, voltou a alertar contra "o ressurgimento insuportável do anti-semitismo” na Europa.