Moçambique Deve Investir Em Tecnologias Para Potenciar Produção Orgânica

 

O segundo dia da Plataforma MOZGROW arrancou com o painel “A produção orgânica e agricultura familiar”. Esta manhã, o primeiro orador que interveio foi Hipólito Malia, Engenheiro do Instituto de Investigação Agrário de Moçambique (IIAM). Durante a sua dissertação, Malia disse que a produção orgânica constitui um desafio mundial e que Moçambique tem algumas vantagens nessa actividade. Por exemplo, muita terra. Aliado a isso, o engenheiro defendeu a necessidade de o país disponibilizar tecnologias e trabalhar com a extensão, de modo que a informação em matérias orgânicas chegue ao produtor.


Um dos primeiros passos importantes para o sector é criar uma norma de boas práticas agrícolas locais, o que deve estar associado à existência de inspectores nacionais capazes de certificar os produtos.


No mesmo painel da MOZGROW estiveram mais quatro oradores, Jorge Matos, Engenheiro Técnico Agrário da Biochem, Jaime Ferreira, Presidente da AGROBIO em Portugal, Monika Branks Projecto, Directora do Projecto Ouro Verde, e Faizal Augusto, Produtor orgânico de legumes em Nampula. Todos concordaram que a produção orgânica é sustentável.