Agentes Da Polícia Que Agrediram Cidadão Em Maputo Continuam Impunes

 

Os agentes da Polícia Municipal que, há cerca de duas semanas, agrediram, na cidade de Maputo, um jovem continuam impunes e em pleno exercício das suas actividades. A confirmação é do próprio Comando da Polícia Municipal que mostrou-se indisponível para entrevista.


Um vídeo amador que circulou há duas semanas mostrando agentes da Polícia Municipal a arrastar e agredir um jovem indefeso chocou a sociedade moçambicana. Na ocasião, o comandante da Polícia Municipal reconheceu ter havido “excesso de zelo” por parte dos seus agentes. Pediu desculpas publicamente e disse ao “O País” que os agentes envolvidos, naquela agressão, estavam suspensos e seriam alvos de um processo disciplinar. Ernesto Zualo chegou a falar dos contornos dos processos instaurados.


“Já tem um processo levantado para responsabilizar a atitude dos nossos agentes”.


Depois destas declarações, o presidente do Município de Maputo, Eneas Comiche, afirmou que estavam em marcha acções visando responsabilizar estes agentes e lamentou a situação.


“Nós assumimos que este comportamento não é o desejado, a Polícia Municipal está para servir, garantindo o cumprimento das posturas municipais e não da forma como sucedeu”, disse Comiche, afirmando que os agentes seriam responsabilizados.


Estas declarações não passaram de letra morta, pois os referidos agentes continuam a trabalhar e, não foram alvo de qualquer processo ou sanção.