Problemas no Fígado: Sinais na Pele Que Muitos Ignoram e Exigem Atenção Imediata



A sua pele pode revelar mais sobre a sua saúde do que pensa. Existem alguns sintomas que muitos ignoram, mas que acabam por revelar problemas sérios no fígado. O melhor é estar atento e perceber o que pode estar em causa.



O website Only My Health falou com o médico Abhinav Sharma que revelou alguns dos sintomas que aparecem na pele e que podem indicar problemas no fígado.

A identificação precoce desses sinais ajuda as pessoas a realizarem exames e tratamentos precoces antes que surjam complicações mais complexas”, começa por dizer o especialista.

Doenças no fígado? Sintomas que aparecem na pele

São sintomas que se mostram na pele e que podem indicar que o fígado não está a fazer o trabalho como é habitual. 

“Há substâncias que deveriam ser eliminadas pela corrente sanguínea e tal pode não acontecer devido ao mau funcionamento do fígado. Poderá influenciar a cor da pele, os vasos sanguíneos, as terminações nervosas, a capacidade de cicatrização e o equilíbrio de fluidos, tudo situações que se podem tornar visíveis na pele”, continua Abhinav Sharma.


Pele e olhos mais amarelos

“Um dos sinais de alerta mais conhecidos de problemas no fígado é a icterícia, uma coloração amarelada na pele e na parte branca dos olhos. Ocorre quando o fígado não consegue metabolizar a bilirrubina adequadamente”.

Comichão persistente

“Poderá ser sintoma de alguma disfunção hepática. Deverá ter atenção se é algo que piora à noite, se é mais frequente nas palmas da mão ou se não foi algo resultado de algum creme ou produto usado.”

Descoloração

“Manchas escuras no pescoço, axilas, virilha ou rosto são os principais sintomas de resistência à insulina, que geralmente está ligada a doença hepática. Esse escurecimento às vezes desenvolve-se lentamente.”

Sangramentos nasais

“É outro indicador sutil, porém conhecido, de doença hepática crónica e metabolismo hormonal alterado. Geralmente é indolor, simétrico, e não desaparece facilmente sob pressão.”

Quando deve consultar um médico?

O especialista aconselha a não ignorar este tipo de sintomas. “Problemas podem ser detectados precocemente através de exames de sangue e testes de função hepática antes que se torne irreparável. Com mudança no estilo de vida e cuidados médicos, a progressão da doença hepática pode muitas vezes ser retardada ou revertida.”

Pela saúde do seu fígado, veja o que deve ter sempre em casa

Ao agregador de blogues HuffPost, a especialista em nutrição Ana Luzón revela alguns dos alimentos em que deve apostar para evitar inflamações e doenças graves no fígado.

Em primeiro lugar, explica que vegetais como brócolos, couve-flor e couves de Bruxelas são perfeitos. "Promovem a desintoxicação e reduzem o stress oxidativo."

Por outro lado, o alho e a cebola também são perfeitos. "Estimulam as enzimas hepáticas que são responsáveis por eliminar as toxinas." Aposte também em frutas cítricas e ainda em cozinhar com azeite.

Alimentos ricos em ómega-3 são outros nos que deve apostar. É o caso do salmão, da cavala, sardinha ou dos frutos secos. Tenha ainda em casa aveia e grãos integrais.

chá verde é mais um dos alimentos que vão fazer a diferença. "Ajuda a reduzir a gordura acumulada." Frutos vermelhos, como mirtilos e amoras, deixam também o fígado protegido.

Por fim, explica que não se deve esquecer das leguminosas, da curcuma e do gengibre.