Primeiro Caso de Cólera Confirmado na Província de Gaza: Surto Registado no Distrito de Limpopo



As autoridades de saúde moçambicanas confirmaram o primeiro caso de cólera na província de Gaza, no sul do país. O registo aconteceu no distrito de Limpopo, e o paciente encontra-se estável, sem óbitos associados.


Sérgio João, médico-chefe provincial de Gaza, garantiu à Rádio Moçambique que o indivíduo está sob acompanhamento médico rigoroso na sua residência. Esta confirmação marca o início de um surto na província, embora, até ao momento, se trate de um caso isolado.


Medidas de Controlo e Vigilância Ativadas


Perante a situação, foram prontamente ativadas todas as medidas de controlo e vigilância epidemiológica para conter a possível propagação da doença. Como parte da resposta rápida, os contactos próximos do caso notificado foram identificados e testados, e todos os resultados laboratoriais para cólera deram negativo.


O médico-chefe provincial explicou que, desde o dia 10 de fevereiro, foram testados cerca de 73 casos em vários distritos da província. Destes, apenas o caso de Limpopo deu positivo, e as autoridades suspeitam que possa ser uma infeção importada, não havendo registo de transmissão comunitária.


Apelo Urgente à População


Para travar a transmissão da cólera, Sérgio João fez um apelo veemente à população de Gaza para que redobre os cuidados de higiene individual e coletiva. A lavagem frequente das mãos com água e sabão é uma das medidas mais eficazes para prevenir a doença e proteger a saúde de todos.