Morreu Fred Smith, Baixista dos Television, aos 77 Anos: O Adeus a uma Lenda do Punk



Morreu Fred Smith, baixista da banda punk de Nova Iorque, os Television, no passado dia 5 de fevereiro, vítima de cancro. Tinha 77 anos. 


A notícia foi anunciada pelo guitarrista da banda americana, Jimmy Rip, que se juntou ao grupo em 2007. Na passada sexta-feira, dia 6 de fevereiro, o músico recorreu às redes sociais para lamentar a partida do colega e amigo. 

Mais tarde, relata a People, a mulher de Fred, Paula Cereghino, confirmou que o artista morreu no dia 5 de fevereiro, vítima de cancro, citando o The New York Times. 

"O Fred Smith não foi apenas o meu companheiro de banda durante 46 anos, ele foi um verdadeiro amigo", começou por dizer Jimmy Rip ao prestar uma homenagem ao músico através da sua página de Instagram, onde destacou ainda algumas imagens com momentos que passaram juntos. 

"Ele era um ótimo companheiro de estrada e exatamente a pessoa que querias ter por perto quando a vida na estrada ficava cansativa. O seu senso de humor, assim como a voz, era sutil, direto, engraçado e deixava sempre uma vontade de querer mais. Ontem, ele partiu deste mundo, deixando tantos que o amavam a querer muito mais... dele", acrescentou. 

"Conhecemo-nos em 1980, quando tocamos com o Jay Dee Daugherty na bateria, na The Eve Moon Band, e logo depois, nós os três éramos a versão nova-iorquina de "Holly and The Italians" com Holly Beth Vincent. Em 1981, quando o Tom Verlaine se preparava para a digressão do seu disco "Dreamtime", no qual Fred e Jay tinham tocado, eles recomendaram-me como segundo guitarrista, o que levou a uma longa e rica amizade musical e pessoal", recordou. 

A mensagem prosseguiu com elogios a Fred Smith, rotulando o colega e amigo como uma artista que "sempre serviu a música de maneira que apenas os maiores músicos conseguem". 

Jimmy Rip contou depois que Fred Smith lutou contra a doença nos "últimos anos", mas "sempre ansioso por novos projetos". "Tínhamos grandes planos para tocar a música do Tom ao vivo este ano... mas não era para ser. Felizmente, pudemos nos despedir, e «amo-te» foram as nossas últimas palavras um ao outro. Vou sentir a tua falta mais do que qualquer um pode imaginar", completou. 

Frederick Edward Lefkowitz, mais conhecido com Fred Smith, nasceu a 10 de abril de 1948. De acordo com a People, começou a sua carreira como baixista dos Angel and the Snake, banda que mais tarde se tornou nos Blondie. Em 1975, o artista deixou o grupo para se juntar aos Television, tendo substituído na altura o baixista fundador Richard Hell.

O grupo separou-se após o lançamento do segundo álbum, "Adventure", em 1978. Fred Smith fez ainda parte da reunião da banda em 1992 e continuou a apresentar-se com eles até a década de 2010, lembra ainda a revista. 

Ao longo da sua carreira, o músico contribuiu para álbuns a solo de Verlain e Lloyd, assim como para os The Roches, Willie Nile, Peregrine e The Revelons. Entre 1988 e 1989, Fred Smith fez digressões e gravou com a banda The Fleshtones.

O artista deixa a mulher e o irmão, Arthur.


Leia:  Morre Blake Garrett, Ator de "How to Eat Fried Worms", aos 33 Anos