Eight: A Nova App Portuguesa Que Substitui Swipe Por Speed Date em Vídeo



O mundo das aplicações de encontros tradicionais não estava a fazer sentido para dois amigos portugueses. “Demasiado texto, demasiados perfis falsos, ghosting constante e pouca ligação humana real”, assim resume Miguel Moreira da Cruz, 27 anos. Daí partiu a ideia, juntamente com o amigo Afonso Simão, de 28 anos, de criarem uma aplicação portuguesa que fosse além do que era normal, a Eight.


“Porque é que o dating online não se parece mais com a vida real?” A pergunta teve uma resposta simples para os amigos: desenvolver uma aplicação que tivesse por base o vídeo, uma espécie de encontro cara a cara para perceber logo se existe química para avançar.

“Desta forma conseguimos garantir qualidade e autenticidade com a verificação manual de vídeos, moderação humana e estabilidade técnica em chamadas de vídeo em tempo real”, continua Miguel Moreira da Cruz em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.

Trazer os vídeos para este tipo de aplicação pareceu-lhes uma ideia que fazia todo sentido. “Na vida real não escolhemos alguém por texto, escolhemos por energia, sorriso, voz e presença. O vídeo aproxima o online do mundo real".

Notícias ao MinutoMiguel Moreira da Cruz e Afonso Simão criaram a Eigth© Eight 


O que a Eight traz de diferente ao mundo dos encontros?

A inscrição na Eight é simples. Só está disponível na app e não é possível fazer um perfil através de um site. Neste perfil, pede-se às pessoas que gravem um vídeo curto de 30 segundos de apresentação. Depois, só têm de esperar que seja aprovado e já estarão aptos a entrar no speed date.

A app funciona em horários específicos, normalmente entre as 20 e as 21 horas, quartas-feiras e domingos. Para garantir que todos estão online ao mesmo tempo, como num bar ou evento real.”

Na Eight os matches são sorrisos

Aqui não há matches, mas sim sorrisos, o nome que dão quando dois perfis se cruzam e se mostram compatíveis. “Quando duas pessoas sorriem uma à outra enquanto estão online, acontece uma chamada de vídeo automática.”

É aqui que entra a questão do speed date em vídeo que dura oito minutos. “É tempo suficiente para perceber se existe química, mas curto o bastante para não ser cansativo ou forçado.” É também deste número que vem o nome da aplicação. “Eight representa os oito minutos, o facto de abrir para encontros das oito às nove da noite, mas também simboliza infinito e equilíbrio.”

Miguel Moreira da Cruz assume que a aplicação tem como público alvo “adultos entre os 18 e os 70 anos, que valorizam autenticidade e estão cansados de dating superficial”. A aplicação começou por ser lançada numa versão beta para 1.500 pessoas. Já este sábado, 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, estará aberta a todos os que quiserem experimentar.

Apesar das poucas semanas de atividade, a Eight já tem recebido comentários muito positivos. “As pessoas dizem-nos que finalmente encontraram algo diferente e que esta forma de date lhes parece mais real.” Miguel conta que já existem dois casais formados.

O facto de terem escolhido um nome em inglês já foi a pensar numa potencial expansão para fora do mercado português. “Pensamos desde início num nome internacional. Portugal é o ponto de partida, mas o objetivo é expansão internacional". Fazer crescer "a comunidade, lançar novos formatos de encontros, ir para o Reino Unido até o final do ano e tornar [a Eight] uma referência em dating mais humano e consciente são os nossos objetivos.”

Nos próximos meses, Miguel e Afonso querem chegar aos 40 mil utilizadores, esperando que esta aplicação ajude a formar muitos casais.