Cobertores Pesados Melhoram o Sono? O Que Diz a Ciência



Com as temperaturas dos últimos dias é impossível abdicar-se de um bom cobertor! No entanto, esta ideia tende a arrastar alguma controvérsia no que respeita à qualidade do sono.


Se por um lado, há quem diga que os cobertores grossos são prejudicais para a saúde, por outro, há quem defenda o uso de um cobertor pesado "na totalidade".

Rhonda James revelou ao Los Angeles Times que embora estivesse cética em relação à utilidade de um cobertor pesado que encomendou pela internet, ficou surpreendida por ver o marido a adormecer em menos cinco minutos "depois de se enrolar nesse cobertor". 

Houve quem descrevesse a sensação "como um abraço muito apertado”. Mas, afinal, o que diz a ciência?


Prós e contras de usar um cobertor pesado

"O toque firme dos cobertores pode acalmar a resposta de luta ou fuga do cérebro", refere Neal Walia, especialista em medicina do sono da UCLA Health.

“O peso distribuído uniformemente avisa o seu corpo: 'Está num ambiente calmo'”, acrescenta.

A par disso, a "pressão extra também pode sinalizar ao cérebro para libertar a chamada hormona do amor, também conhecida como ocitocina e, que é produzida durante o vínculo e o aconchego, podendo também diminuir sintomas de ansiedade", explica a especialista do sono à mesma fonte.

Contudo, estes especialistas alertam para a "escolha do peso certo", dado que o tipo de materiais e peso desproporcional do cobertor pode prejudicar a qualidade do sono e não só! Ter um cobertor a "exercer uma pressão desnivelada nas costas, pode prejudicar a saúde das mesmas".

Cobertores pesados ​​também não são recomendados para bebés ou crianças pequenas, dado que "podem dificultar os movimentos e a respiração".

Pessoas com apneia do sono, distúrbios relacionados com sono ou problemas respiratórios devem consultar um médico antes de usar um cobertor pesado.


Como escolher o cobertor com o peso indicado?

Para a maioria dos adultos saudáveis, os especialistas recomendam escolher um cobertor que pese cerca de 10% do seu peso corporal. "Uma pessoa de 68 kg pode optar por um cobertor de 6,8 kg".

“Se não fizer mal e puder ajudar de alguma forma, vale a pena testar", sugere Daniel Barone, médico especialista do sono.

Ainda assim, verifique sempre o peso recomendado e a diversidade de materiais usados e se não é alérgico a nenhum deles.