António Muchanga Diz Que Continua Na RENAMO E Contesta Processo Disciplinar



O ex-deputado da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), António Muchanga, declarou que vai manter-se como membro do partido, considerando “inexistente” o alegado processo de suspensão ou expulsão que recai sobre si. Segundo Muchanga, trata-se de um “desmando” da actual liderança, na sequência da sua participação, no último fim-de-semana, numa reunião onde defendeu a renúncia do presidente do partido, Ossufo Momade.

Em entrevista à DW África, Muchanga acusou a direcção liderada por Momade de recorrer à manipulação e à intimidação para silenciar vozes críticas internas. O político sustenta que nunca houve uma reunião formal do Conselho Jurisdicional, órgão responsável por processos disciplinares, e acrescenta que os estatutos da RENAMO não preveem a expulsão de membros.

António Muchanga reafirma que permanecerá na formação política e acusa Ossufo Momade de tentar afastar opositores internos com o objectivo de se perpetuar na liderança ou indicar “um fantoche” para dar continuidade à sua governação no partido. Segundo o ex-deputado, as alegadas reuniões e decisões disciplinares visam apenas criar um ambiente de ameaça e pressão entre os membros.