URGENTE: 68 Pessoas Sitiadas Aguardam Resgate Desde Terça-Feira Em Mapai



Maria Helena Langa visitou o local na passada terça-feira e prometeu o envio de uma embarcação para quarta-feira. O governo local ainda não emitiu uma atualização sobre o sucesso da evacuação, enquanto a chuva continua a cair sobre os cidadãos sitiados.

A administradora do distrito de Mapai, Maria Helena Langa, deslocou-se na passada terça-feira ao troço entre Mafacitela e Hariane, acompanhada por membros do comité de emergência. A visita teve como propósito prestar assistência e avaliar a situação de um grupo de 68 pessoas que ficou sitiado devido às intensas chuvadas. No local, a governante confirmou que a força das águas era de tal forma violenta que impedia qualquer tentativa de resgate por via terrestre naquele momento.

Durante a sua deslocação na terça-feira, a Administradora anunciou que uma embarcação a motor seria enviada na quarta-feira de manhã para dar início ao processo de retirada das pessoas. O plano estratégico previa o transporte de todos os afetados para Mafacitela, local onde foi montado um centro de emergência com capacidade para receber os 25 homens, 20 mulheres e 23 crianças que seguiam no trajeto Mapai-Massangena.

Apesar da promessa de intervenção para quarta-feira, o governo local ainda não atualizou a informação relativa à conclusão desta operação. O grupo permanece abrigado em quatro camiões e numa viatura ligeira, numa área baldia e ao relento. A situação é agravada pelo facto de a chuva forte continuar a cair sobre estas pessoas, que enfrentam condições de grande precariedade enquanto aguardam pela confirmação oficial da sua recuperação.

Para além da crise humana, a visita da Administradora serviu também para constatar o impacto severo nas infra-estruturas e na economia local. As estradas permanecem intransitáveis e vastas extensões de áreas agrícolas foram submersas pela subida das águas. A destruição dos campos de produção representa um duro golpe para a subsistência do distrito, numa altura em que as atenções se mantêm centradas na salvaguarda das 68 vidas que ficaram retidas entre as correntes. ( Mz News)

Imagem meramente ilustrativa