Por Que Nunca Deve Usar a Rede Wi-Fi de um Hotel? Riscos de Segurança e Privacidade Explicados



Seja em viagens feitas com fins profissionais ou simplesmente de lazer, a estadia em hotéis é sempre uma boa oportunidade para desligar os dados móveis e aceder à Internet por via da rede Wi-Fi. Dependendo do país em que esteja, a rede Wi-Fi do hotel pode mesmo ser a opção mais ‘à mão’ sempre que quer comunicar com os seus familiares, amigos ou colegas de trabalho.


O que pode não saber é que, tradicionalmente falando, as redes Wi-Fi de hotéis não empregam as medidas de segurança mais fiáveis ou sequer dão prioridade à privacidade dos internautas.

Esta falta de segurança está presente muitas vezes em hardware com proteções fracas ou desatualizadas sendo que, em alguns, nem têm acesso protegido com palavra-passe - permitindo, na prática, que qualquer pessoa se ligue à rede. Mesmo as redes de hotéis que lhe pedem para introduzir o e-mail não são 100% seguras, uma vez que estas medidas podem ser facilmente contornadas por quem tem conhecimento para tal.

Como conta o site BGR, Um hacker com acesso a uma rede Wi-Fi desprotegida tem a capacidade não só de interceptar comunicações que recorram a essa ligação, como também de comprometer todos os dispositivos conectados à rede e infectá-los com software malicioso.

Caso tenha necessidade imprescindível de se ligar à rede Wi-Fi de um hotel, sugerimos que o faça tomando as precauções adequadas.

Como ter segurança numa rede Wi-Fi de hotel

A primeira coisa que tem de fazer para garantir o mínimo de segurança ao usar a rede Wi-Fi de um hotel é certificar-se que é a ligação certa. Muitos hackers criam por vezes pontos de ligação falsos, levando-o a conectar-se a redes criadas por eles onde podem aceder às suas informações.

A segunda medida de segurança a tomar é equipar o seu dispositivo com meios de defesa, como é o caso de software antivírus e até uma VPN paga, que oferece mais garantias de segurança que outras propostas gratuitas atualmente presentes no mercado.

Por fim, recomendamos que tenha em atenção a informação a que acede a partir de uma rede Wi-Fi de um hotel. Não acesse a informações sensíveis ou apps de bancos, serviços de streaming ou até e-mail, pelo que deve apenas navegar normalmente, ler notícias, fazer pesquisas no Google ou ver vídeos no YouTube sem estar ligado à sua conta.