4 Hábitos Inofensivos Que Agravam Manchas na Pele e Acne, Segundo Dermatologista



As manchas na pele tendem a aparecer e a reaparecer por diversos motivos, mas na maior parte das vezes, só dependem dos hábitos e cuidados que tem (ou não tem) com ela.


Alguns desses hábitos, por mais inofensivos que pareçam, podem estar a prejudicar a sua pele. 

A dermatologista Mamina Turegano revela à Self alguns desses erros. Descubra quais é que são os mais comuns na sua rotina diária de cuidados com a pele.

Coloca vários ingredientes com efeito "iluminador" em simultâneo

"Nenhum produto de forma isolada vai uniformizar magicamente o seu tom de pele", muito menos do dia para a noite ou de forma concentrada, garantem estes especialistas.

Ainda assim, aprovados por dermatologista, há alguns produtos que podem deixá-lo iluminado com o passar do tempo, por exemplo, a vitamina C, um antioxidante que desacelera a produção de melanina ou o retinol e esfoliantes, dado que "ambos removem as células pigmentadas da pele para mostrarem uma camada mais fresca e luminosa que se esconde por baixo". 


Esfolia a pele de forma incorreta

Além de ter de o fazer com os produtos certos, também tem de o fazer com a periodicidade correta: não pode ser a mais nem menos! 

Os esfoliantes podem ajudar, de facto, a remover a camada superior e danificada da pele e, por isso a uniformizar o tom da pele, mas quando esta prática é feita em excesso pode estragar a barreira protetora da pele.

Além disso, "o atrito mecânico pode causar microtraumas ou inflamações" em peles mais sensíveis.

Não tratar acne ou outros problemas anteriores

Pensa-se erradamente que tratar dos problemas da pele implica a aplicação de camadas de produtos. A dermatologista Mamina Turegano explica que essa prática só faz com que a pele fique ainda mais inflamada devido à acumulação excessiva de óleo, células mortas da pele e bactérias — "que é exatamente o que causa a produção excessiva de melanina e manchas escuras".

Esquece-se de aplicar (e reaplicar) protetor solar

Mesmo no inverno este é um passo determinante, visto que os raios UV desencadeiam a produção excessiva de melanina e aprofundam o tom de pele, da mesma forma que também "intensificam quaisquer marcas castanhas e avermelhadas".