Pão de Centeio Amigo do Intestino: Estudo Revela Como Melhora o Funcionamento Digestivo



Se até ao momento as principais recomendações da King's College London para quem sofria de obstipação eram alimentos como o kiwi e a água, eis que há uma novidade: o pão de centeio. 


No estudo levado a cabo este outono por pesquisadores britânicos, cujos resultados foram publicados no início da estação, o pão de centeio foi comparado com o pão branco, concluindo-se que apenas o primeiro ajudou em cenários de obstipação.

Em declarações ao website da Fox, a gastroenterologista Roshini Raj comentou estes resultados: "O pão branco é pobre em fibras e também contém farinha refinada, o que pode piorar a prisão de ventre". 

Já o pão de centeio contém fibras solúveis e insolúveis. Isto são características que contribuem para a consistência a frequência das fezes, uma vez que aumenta o volume fecal e atrai água para o intestino. 

A especialista destacou que o centeio contém ferro, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B, que contribuem para diversos aspetos, desde a produção de energia até a saúde imunológica e a função cognitiva.

No entanto, para quem quer acrescentar este tipo de pão à dieta, Raj notou que tal deve ser feito de forma gradual uma vez que pode causar inchaço. 

"Existem muitos alimentos ricos em fibras, não apenas o pão de centeio — portanto, procure consumir uma variedade para garantir que está a ingerir não apenas fibras, mas também outros nutrientes", realçou, notando que beber mais água também ajuda em casos de prisão de ventre.

A médica naturopata Debra Muth afirmou que o centeio "estabiliza o açúcar no sangue, mantém a sensação de saciedade por mais tempo, alimenta o microbioma e fornece os minerais que o corpo realmente precisa".

"A maioria dos pães hoje em dia é feita com farinha refinada, da qual foram retiradas as fibras, o que piora a obstipação em vez de melhorá-la", sublinha.

"O pão de centeio é diferente. É mais rico em fibras, tem um índice glicêmico mais baixo e é muito mais benéfico para a saúde intestinal. É um dos poucos pães que realmente favorece a motilidade intestinal, em vez de prejudicá-la", concluiu.