O actor e apresentador de televisão João Baião vai ser o rei do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, que terá lugar na Mealhada, de 06 a 17 de fevereiro de 2026, revelou hoje a organização do evento.
"Ao escolher o João Baião como rei do Carnaval 2026, a Associação do Carnaval da Bairrada pretende homenagear não só um artista de referência nacional, mas também um verdadeiro embaixador da alegria e da cultura popular portuguesa, garantindo um reinado marcado pelo entusiasmo, pela inclusão e pela celebração da tradição carnavalesca", justificou o seu presidente, Márcio Freixo.
Ao apostar num rei português, a Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) quebra a tradição de ter uma personalidade brasileira nos desfiles, no entanto, decidiu apostar "em fazer reviver a presença da Miss Bairrada como rainha, ao lado do apresentador e ator João Baião".
"Para a rainha do Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada, vamos recuperar uma tradição perdida que é a eleição da Miss Bairrada. A Miss Bairrada, mais do que um título de beleza, será a embaixadora da cultura, das tradições e dos valores bairradinos, assumindo, ao longo do seu reinado, um papel ativo na promoção da região", informou ainda o presidente da Associação do Carnaval da Bairrada.
Já o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, evidenciou que o Carnaval é uma referência identitária deste concelho do distrito de Aveiro e um fator de valorização do território.
"Trata-se de um evento com projeção muito para além da Mealhada e da própria região, que atrai anualmente milhares de visitantes. Essas pessoas acabam por contactar com a nossa cultura, conhecer os nossos pontos de interesse turístico e, de forma muito especial, experimentar a nossa gastronomia, promovida sob a marca das 4 Maravilhas, acrescentou.
O evento, que conta com o apoio do Município da Mealhada, abre portas no dia 06 de fevereiro com a eleição da Miss Bairrada, seguindo-se o Carnaval Trapalhão, no dia 07, e o Carnaval de Palmo e Meio, no dia 08, onde são esperadas mais de 1.500 crianças das escolas e das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho.
A apresentação das escolas de Samba da Mealhada terá lugar no dia 13 e os corsos carnavalescos, com a prestação das quatro escolas de samba participantes - GRES Amigos da Tijuca, GRES Batuque, GRES Real Imperatriz e Sócios da Mangueira e de grupos apeados -, no Domingo Gordo (15 de fevereiro) e Dia de Carnaval (dia 17), estando igualmente previsto o Desfile Noturno na véspera (dia 16).
Para esta edição, regressa a realização do Concurso de Carnaval, com a escola vencedora a representar o Carnaval da Mealhada no Troféu Nacional.
Já a gala de entrega de prémios do Concurso de Carnaval 2026 acontecerá no dia 21 de fevereiro.
Segundo a organização, o percurso do desfile volta a ser idêntico ao dos anos anteriores, no centro da cidade, com saída junto aos CTT e final na Praça do Choupal, com zonas de bancadas junto ao Tribunal e na avenida 25 de Abril.

Sem comentários:
Enviar um comentário