Robinho Tem Pena Reduzida No Presídio De Tremembé



O ex-jogador de futebol Robinho, atualmente preso na Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo, teve sua pena de nove anos de prisão reduzida pela Justiça. A decisão foi publicada no Diário de Justiça em 28 de outubro deste ano e leva em conta o bom comportamento do detento, previsto na legislação brasileira.


De acordo com o documento, Robinho conquistou a redução de 69 dias de sua pena por ter participado de atividades educacionais dentro do presídio. Desde que foi transferido para Tremembé, em março de 2024, o ex-jogador realizou 464 horas de estudo, concluiu 11 cursos profissionalizantes e leu cinco livros, ações que contribuíram para o abatimento do tempo de reclusão.


Conhecido como o “presídio dos famosos”, o complexo de Tremembé abriga outros condenados de grande repercussão no país. Robinho cumpre pena no local desde que sua condenação por estupro coletivo, crime cometido em 2013 contra uma mulher em Milão, na Itália, foi reconhecida pela Justiça brasileira.


O caso, julgado na Itália, resultou em sentença definitiva em 2017, e, em 2024, Robinho começou a cumprir a pena no Brasil após a homologação da decisão pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Em julho deste ano, a defesa do ex-jogador tentou reduzir a condenação, argumentando que o crime deveria ser classificado como “comum” e não como hediondo, o que poderia alterar o cálculo da pena. No entanto, o pedido foi negado pela Justiça.


Com a nova redução por bom comportamento, Robinho segue preso, mas com o tempo de reclusão ligeiramente diminuído, conforme determina a legislação para casos de remição por estudo e trabalho.