Neymar Vai Jogar o Mundial 2026? A Resposta Surpreendente de Ancelotti



A conferência de imprensa de Carlo Ancelotti, esta segunda-feira, ficou marcada pela discussão de vários temas em torno das opções do treinador italiano na seleção do Brasil, entre as quais a possibilidade de Neymar ser convocado para o Campeonato do Mundo de 2026.


Sem jogar pela seleção canarinha desde outubro de 2023, há mais de dois anos, o avançado do Santos ainda acredita que poderá ter o destaque que lhe tem faltado no Brasileirão para convencer o selecionador a inscrever o seu nome na lista definitiva para o Mundial'2026, sendo esse um cenário... ainda em aberto.

"O Neymar está na lista dos jogadores que podem estar no Campeonato do Mundo de 2026. Faltam seis meses para a lista final e temos de observá-lo, bem como outros jogadores. O objetivo passa, claro, por fazer a melhor convocatória, mas até lá poderei mudar nomes, pretendendo evitar quaisquer erros na lista definitiva apresentada", começou por dizer, em declarações citadas no jornal Terra.

"Portanto, ele tem seis meses para jogar ainda. Claro que terá tempo para mostrar suas qualidades e sua condição física", completou Ancelotti sobre o tema, em jeito de alerta para o avançado de 33 anos.

De referir que o Brasil terminou a fase de qualificação sul-americana no quinto lugar, com 28 pontos, tantos como Colômbia (3.º), Uruguai (4.º) e Paraguai (6.º), ficando ainda atrás de Equador (29 pontos) e da campeã mundial Argentina (38).

Desde então, a seleção canarinha tem realizado vários jogos de cariz particular, embora nem todos com sucesso, uma vez que a saga de amigáveis começou com a goleada diante da República da Coreia (0-5), à qual se seguiu a derrota aos pés do Japão (3-2) e, mais recentemente, a vitória diante do Senegal (2-0). Para esta terça-feira está agendado um novo particular, desta vez diante da Tunísia, a partir das 19h30 (horário de Portugal Continental).

Regresso 'atormentado' ao Brasil

Desde que regressou ao Brasil na presente temporada, Neymar tem sido alvo de fortes críticas, não só pelas lesões e pelas polémicas em que já se inseriu, mas também pela pouca produtividade ao serviço do Santos. Em 23 partidas, contribuiu com seis golos e três assistências, numa altura em que a sua equipa segue em zona de descida, no 17.º posto, com 33 pontos, a dois do Vitória, que se encontra acima da linha de água.

De referir que foi precisamente através do Santos que Neymar se projetou para o futebol europeu, com passagens assinaláveis por Barcelona (entre 2013 e 2017) e por PSG (entre 2017 e 2023), antes de ter uma breve passagem pelo Al Hilal, na altura orientado por Jorge Jesus, onde apenas apontou um golo e duas assistências num total de sete jogos disputados.