A atriz norte-americana Elizabeth Franz, vencedora do Tony Awards e figura marcante do teatro, morreu aos 84 anos no dia 4 de novembro. A informação foi confirmada apenas neste sábado (15/11) por seu marido, o roteirista Christopher Pelham. Segundo ele, Franz faleceu em casa, em Woodbury, Connecticut (EUA), após uma longa batalha contra o câncer.
Franz tornou-se um nome de destaque na Broadway especialmente por sua interpretação de Linda Loman, esposa do protagonista Willy Loman, na consagrada peça A Morte do Caixeiro Viajante, de Arthur Miller. Sua atuação recebeu elogios por renovar a personagem: em vez da figura submissa frequentemente retratada, Franz apresentou uma Linda mais assertiva, presente e emocionalmente complexa — escolha que lhe rendeu o prêmio Tony.
A atriz também foi indicada ao Tony outras duas vezes: em 1983, por Brighton Beach Memoirs, e em 2002, por Morning’s at Seven, reafirmando sua importância no teatro norte-americano.
Além dos palcos, Franz teve presença constante no cinema e na televisão. Atuou em filmes como Sabrina (1985), O Segredo do Meu Sucesso (1987), Jacknife (1989) e School Ties (1992). Na TV, participou de produções populares como Querido John, Roseanne, Sisters, Gilmore Girls, Law & Order: SVU e Grey’s Anatomy.
Com uma carreira de mais de cinco décadas e marcada por performances intensas e transformadoras, Elizabeth Franz deixa um legado sólido no teatro, na TV e no cinema, sendo lembrada como uma das grandes intérpretes de sua geração.

Sem comentários:
Enviar um comentário