Um exercício por semana reduz 31% o risco de morte! Descubra qual é este segredo para viver mais e melhor!
Um novo estudo, publicado no Canadian Medical Association Journal, dá conta de que a prática de exercício físico pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver mais de 30 doenças crónicas. Como é o caso da diabetes, doenças cardiovasculares, artrite, doenças respiratórias, depressão e alguns tipos de cancro. Mas desenganem-se aqueles que pensam que necessitam de passar longas horas no ginásio para que o exercício físico tenha efeitos benéficos na saúde. Na realidade só necessita de uma caminhada por semana para reduzir o risco de morte em 31%. Sendo que existe um mas a ter em conta.
De acordo com os investigadores, só necessita de praticar 150 minutos de atividade física moderada por semana para diminuir o risco de morte (em todas as causas) em 31% em comparação com aqueles que não praticam qualquer desporto. Entre aquilo que é considerado atividade física moderada está a caminhada “rápida”. Que terá de ser, pelo menos, a uma velocidade de 4 km/h. Lembra-se de termos mencionado o mas? É que existe uma dúvida. Será que vale a pena fazer uma caminhada de 150 minutos num dia e não fazer mais nada no resto da semana?
Boa ideia fazer tudo num só dia?
O médico Phillip Yun recomenda, em conversa com o Huffington Post, que as pessoas tentem fazer exercício físico 30 minutos por dia em vez de fazer tudo em apenas um dia. A recomendação, para que não pratica desporto, é começar por caminhadas de 10 minutos por dia. Salienta ainda o profissional de saúde que as caminhadas são boas para melhorar o equilíbrio e coordenação. O que é relevante para pessoas mais velhas que possam sofrer com quedas. A partir daqui poderá aumentar o tempo de treino consoante a resistência.
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário