Jadon Sancho, o Flop Que "Pode Vencer a Bola de Ouro"



Visto como uma das maiores promessas do futebol inglês, Jadon Sancho está com dificuldades em afirmar-se, mas há quem o imagine a ganhar a Bola de Ouro.


Na carreira futebolística é difícil estar muitos anos e de forma consistente sempre no auge. Por isso mesmo, são poucos os jogadores que conseguem manter-se no estatuto de promessas enquanto jovens e tornarem-se estrelas, já depois de terem provas dadas mais tarde. Um desses jovens é Jadon Sancho, que parecia prometer muito no futebol inglês e agora nem consegue estar em 90 minutos em campo.


O estremo esquerdo está no Manchester United desde a época 2021/22 e pela terceira temporada consecutiva está emprestado. Borrussia Dortmund (a quem os red Devils compraram o jogador) e Chelsea (que pagou 5,8 milhões de euros para não ter de o comprar) foram os clubes onde não se conseguiu destacar. Agora no Aston Villa, o britânico parece também não conseguir convencer o treinador Unai Emery. No último jogo, esteve apenas um total de 45 minutos em campo, depois de ter começado no banco de suplentes e ter entrado aos 29 minutos para sair aos 74’. O treinador espanhol ainda tentou justificar-se mas Jadon Sancho não deixou e foi diretamente para o balneário.


Isto significa que em cinco partidas pelo Aston Villa na Premier League, totalizou 53 minutos em campo. Disputou mais três jogos: um na Taça da Liga e outro na Liga Europa (onde foi titular) e frente ao Bolonha, para Liga Europa, em que foi suplente utilizado. Depois de ter recusado sair para a Roma e de rumores que falavam de uma possível transferência para a Juventus ou o Fenerbahçe, Jadon Sancho ficou a saber que não entrava nas contas de Ruben Amorim. O jogador ainda tem um contrato com o Manchester United, que termina no verão de 2026 e que pode ser estendido por mais um ano.


Jadon Sancho “pode vencer a Bola de Ouro”

Mesmo com todos estes contratempos e sem espaço para se mostrar, há quem ainda acredite na glória do extremo esquerdo. Edin Terzic, que foi treinador do inglês no Borussia Dortmund, fez uma revelação surpreendente. O alemão que teve Erling Haaland, Jude Bellingham, Declan Rice e Alexander Isak ao seu comando na equipa da Bundesliga, continua a acreditar em Jadon Sancho. “Todos esses jogadores podem ganhar a Bola de Ouro. O Jadon também. Estou a falar sobre talento e potencial”, justifica ao Telegraph,.


Quando chegou à Alemanha em 2017 (aos 17 anos), o jogador encantou com velocidade, dribles e criatividade. Mas no Manchester United teve crises de forma, conflitos com os treinadores e jogou muito pouco. Para Edin Terzic, a chave do sucesso é uma mudança de mentalidade.” Jadon só atingirá esse nível se continuar a sorrir, recuperar a sua despreocupação e alegria pelo jogo”, conclui.