Michelle Yeoh Faz História Ao Receber Prémio De Carreira Em Berlim



A actriz malaia Michelle Yeoh, de 63 anos, vai receber um prémio de carreira no Festival de Cinema de Berlim, previsto para fevereiro na Alemanha, anunciou hoje a organização.


Michelle Yeoh é "uma intérprete visionária, cujo trabalho desafia fronteiras, sejam elas geográficas, linguísticas ou cinematográficas", afirmou a diretora da Berlinale, Tricia Tuttle, em nota de imprensa.

Michelle Yeoh, que nasceu na Malásia em 1962, receberá o Urso de Ouro de Honra na abertura do festival, a 12 de fevereiro.

Elogiada pela versatilidade, influência e impacto na indústria cinematográfica, Michelle Yeoh soma quatro décadas de carreira, tendo começado por trabalhar em Hong Kong em filmes de ação e de artes marciais.

Atualmente, é uma das mais conhecidas atrizes asiáticas no Ocidente, pela participação em filmes como "007 -- O amanhã nunca morre" (1997), "O Tigre e o Dragão" (2000), "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" (2022) e "Wicked" (2024).

Em 2023, quando venceu o Óscar de Melhor Atriz Principal pelo filme "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo", Michelle Yeoh fez um discurso de empoderamento em defesa das mulheres e dos artistas asiáticos.

"Isto é para todos os que foram identificados como minorias. [...] Nós merecemos ser ouvidos, merecemos ser vistos e ter oportunidades iguais, para podermos ter um lugar à mesa", disse a atriz à imprensa, depois de receber a estatueta dourada.

A 76.ª edição do Festival de Cinema de Berlim decorrerá de 12 a 22 de fevereiro, sendo a programação anunciada na íntegra a 20 de janeiro.

Este ano, o Urso de Ouro de Honra da Berlinale foi atribuído à atriz britânica Tilda Swinton.