Manuel Marques Esclarece Polêmica: “Até À Data Não Fui Acusado De Crime”



Manuel Marques decidiu pronunciar-se sobre o caso em que é acusado de pela filha mais velha, Inês Marques, de 18 anos, de violência doméstica. Isto porque, recentemente, o Correio da Manhã avançou com novas informações, citando o algumas frase que terão sido, alegadamente, proferidas pela jovem. 


Ao que se consta, tais detalhes terão sido desmentidos pela advogada da jovem à Nova Gente, e agora foi a vez de Manuel Marques se pronunciar. 

"Mais uma vez, e para evitar especulações resultantes das notícias recentemente divulgadas por certos meios de comunicação, venho esclarecer que não fui, até à data, acusado de crime algum", começou por dizer o ator numa nota que deixou n a sua página de Instagram na noite de segunda-feira, dia 10 de novembro. 

"Todas as diligências realizadas inserem-se no normal desenvolvimento do processo que se encontra em curso, ainda em fase de investigação e sob segredo de justiça, não podendo nenhuma das partes intervenientes no processo e com conhecimento dos factos, falar sobre os mesmos", acrescentou. 

"Qualquer declaração atribuída à minha filha Inês e transcrita na comunicação social constitui uma violação ao segredo de justiça ou resulta de falsas declarações, sobre as quais não posso falar e que a sua advogada já desmentiu no passado sábado à Nova Gente", destacou ainda. 

"Contino a respeitar os tempos da justiça, em silêncio, mantendo-me focado apenas no meu trabalho como ator e no apuramento da verdade", escreveu, por fim, o ator. 


O caso que envolve Manuel Marque e a filha mais velha

De recordar que foi no passado mês de maio que Manuel Marques foi acusa do pela filha mais velha, Inês, de 18 anos, de violência doméstica.

Na altura, no Dois às 10, Cristina Ferreira deu início ao debate sobre o tema, afirmando que Manuel Marques "não não tinha sido notificado e soube pela comunicação social" que, alegadamente, a filha mais velha terá apresentado uma queixa em que o acusa de violência doméstica - crime que, na verdade, por não viverem na mesma casa se traduz em ofensa à integridade física. 

"Ao que a TVI conseguiu apurar a acusação partiu de um episódio onde a filha de Manuel Marques acusa o pai de a ter mordido num dedo. A alegada vítima diz ainda ter sentido pressão psicológica do ator, que olhava para todas essas situações como pura brincadeira", disse a estação numa reportagem a propósito do caso. 


Dias depois, Manuel Marques confirmou ter sido "surpreendido por notícias relativas a uma queixa", reforçando na altura que apenas tomou "conhecimento do que tem vindo a público através da comunicação social" e garantiu que não foi ainda notificado pela autoridades.

"A minha filha, como qualquer jovem, merece ser tratada com respeito, privacidade e compreensão. Apelo a todos para que tenham sensibilidade perante esta situação, evitando julgamentos precipitados ou especulações públicas que possam causar ainda mais sofrimento. É um momento delicado para toda a família. O meu compromisso será sempre proteger, apoiar e garantir que as minhas filhas tenham todo o acompanhamento e cuidado de que necessitam."


No decorrer do processo, mais precisamente em julho, o advogado da filha mais velha de Manuel Marques revelou novos detalhes sobre o caso. 

Na época, no que respeitava à alegada acusação de que Manuel Marques terá "incitado ao suicídio" da filha Inês, Pedro Nogueira Simões explicou que o termo mais correto não será "incitamento" mas que, de facto, o ator "disse aquilo à filha". 

"Todas as declarações de Manuel Marques serão feitas no inquérito judicial quando for ouvido. Queremos também relembrar que todo o processo está sujeito a segredo de justiça, a nosso pedido, para proteção das filhas. Este segredo de justiça engloba, obviamente, todos os que tenham intervenção no processo a que título for", afirmou em comunicado a assessoria de Manuel Marques. 


Joana Machado Madeira terá sido arrolada para testemunhar em defesa da filha e da ex-mulher de Manuel Marques contra o ator. 

Ao comentar o caso, Joana Machado Madeira partilhou algumas declarações, tendo alegado que Manuel Marques "ameaçou" Joana e Eduardo Madeira exigindo ser padrinho da filha do casal da mais nova do casal, Carolina. 


Dias depois, e continuando a ser notícia sobre o caso, Manuel Marques voltou a reagir num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto. 

"Nos últimos meses a vida pessoal de Manuel Marques e da sua família têm sido devassadas de várias formas com opiniões maldosas, insinuações e mentiras inqualificáveis", começou por referir a nota enviada pela assessoria que representa o ator. 

"A gravidade da situação implicará uma participação às autoridades competentes e respetivas ordens profissionais para abertura de inquéritos criminais. Lembramos que Manuel Marques se tem remetido ao silêncio, honrando o segredo de justiça e, confiando  nas autoridades a quem foi entregue o caso."

No passado mês de agosto, Joaquim Nicolau, diretor de atores de Festa é Festa, da TVI,  defendeu Manuel Marques que estava a ser noticiado sobre alegados comportamentos abusivos com a namorada, Beatriz Barosa, durante as gravações do projeto.