Herman José Quebra Silêncio Sobre Polémica Anjos e Joana Marques: “Qualquer Opinião Minha Ia Feri-los”



A batalha judicial que contrapôs os Anjos a Joana Marques, cujo desfecho resultou na absolvição da humorista, deu muito que falar no último ano. Vários foram os rostos famosos que expuseram publicamente as suas opiniões a respeito dos limites do humor e da liberdade de expressão. No entanto, houve uma cara bem conhecida que decidiu não se manifestar: Herman José.


Agora que o assunto 'esfriou', eis que o grande homem do humor em Portugal decidiu, em entrevista no podcast do Expresso, Humor À Primeira Vista, falar brevemente e, assim, 'quebrar o silêncio' acerca da polémica. De notar que Herman José e Nelson e Sérgio Rosado têm uma amizade próxima, o que levou o comediante a decidir fazer, como o disse, uma "escusa da polémica".


"Quando eu disse que eles [Anjos] foram mal-aconselhados, ninguém lhes disse. Eu adoro os Anjos, são dois trabalhadores incansáveis e duas pessoas estimáveis que se meteram numa coisa complicadíssima e super cansativa. Se eu tivesse conseguido falar com eles antes, diria 'não façam isso'", citou o programa da SIC Caras, Passadeira Vermelha, as palavras de Herman José, no mais recente episódio.



"Se eu não conhecesse os Anjos, se estivesse bacteriologicamente puro, tinha pegado no caso e militado nele. Era uma bela oportunidade, como a Joana fez, e muito bem, de esclarecer a opinião pública sobre como funcionam estas coisas do humor. Mas qualquer opinião que eu desse ia feri-los tanto que preferi pôr a cabeça no cepo", esclareceu, mencionando que "houve cronistas que não" o "desculparam".


"Eu tinha obrigação e, talvez, dever, não fosse a ligação emocional àqueles dois manos. Acho que há momentos em que a militância, a amizade e o carácter se devem sobrepor ao nosso orgulho em ter prestígio, opinião e notoriedade. E o contrário também acontece. Eu não escrevi nenhuma tese a defender os Anjos. Eu pedi escusa da polémica. E, em alguns casos, deve mesmo fazer-se isso, como fazem alguns juízes. Há alturas em que vale mais preservar a amizade do que alimentar o nosso ego. E aprendi isso à minha custa", acrescentou por fim.