No dia 12 de Novembro, o Hospital Central da Beira (HCB) realizou com sucesso a sua primeira cirurgia de Histerectomia Radical com Esvaziamento Ganglionar, um procedimento cirúrgico complexo, praticado no âmbito da oncologia ginecológica.
A paciente, diagnosticada com cancro do colo do útero, foi submetida à remoção do útero juntamente com o tumor. Esta intervenção teve como objectivo não apenas eliminar o foco principal da doença, mas também remover os locais por onde o tumor pode disseminar as suas metástases, nomeadamente a gordura em volta do útero e os gânglios linfáticos pélvicos.
Segundo o Dr. Edgar Sebastião, médico obstetra e onco-ginecologista do HCB, recentemente graduado no programa de Fellowship em Ginecologia Oncológica da International Gynecologic Cancer Society (IGCS), “a cirurgia durou cerca de seis horas e, graças a Deus e a toda a equipa envolvida, tudo correu bem.”
O médico acrescenta que a paciente encontra-se actualmente em recuperação e sob acompanhamento contínuo na unidade hospitalar.
Este feito representa um avanço importante na resposta do hospital ao tratamento de doenças oncológicas em mulheres, reafirmando o compromisso do HCB com a excelência e inovação na prestação de cuidados especializados.
UNIDOS FAZEMOS A DIFERENÇA E SALVAMOS VIDAS
Redacção:Natércia Ratiba Maulido
Edição: Manuel Batista e Euclides Muzala
Revisão:Laurinda Nhica e Adolfo José

Sem comentários:
Enviar um comentário