Assinala-se esta segunda-feira, 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade. Esta delicada questão de saúde foi vivida de perto por algumas figuras públicas que fizeram questão de partilhar nas redes sociais a dura experiência.
O testemunho de Madalena Moniz
A filha de Manuela Moura Guedes e José Eduardo Moniz, Madalena Moniz, publicou no Instagram várias fotos da pequena Tereza que nasceu antes do tempo tendo ficado 17 dias na neonatologia.
"Dia mundial da prematuridade. Dia para marcar esta pequena gente que nasce antes do tempo e que acaba por enfrentar os maiores desafios (eles e os pais). Para marcar os bebés que são verdadeiros guerreiros enquanto são postos no mundo mais cedo e que têm de se desenvencilhar, crescer mais cedo e tentar acompanhar todos os outros", começa por dizer.
"Para marcar os dias que parecem ter o dobro do tempo, dias em que celebramos todas as pequenas vitórias - beber um biberão sozinho, deixar a sonda, deixar o apoio a respiração, recuperar o peso perdido, largar a incubadora e passar para o berço, caber numa peça de roupa, conseguir dar banho pela primeira vez e, claro, largar a unidade de neonatologia e ir para casa depois de se ser 'roubado' dessa experiência mais cedo", revela.
"Para marcar uma família alargada com tantos enfermeiros a fazerem a vez dos pais e a garantir que têm todos os cuidados que precisam para melhorar. Por fim, para marcar os pais que olham para os bebés que têm em mãos, cheios de cabos e monitores como se não vissem tudo isto enquanto tentam acompanhar tudo, olhar sempre pela positiva, adaptar-se e esperar pelo melhor. Quatro meses depois ainda não consigo acreditar que temos a melhor sorte do mundo", referiu Madalena.
As palavras emotivas de Bruna Rafaela sobre as gémeas Benedita e Belém
Também Bruna Rafaela e Pedro Gonçalves (jogador do Sporting conhecido como Pote) deram as boas-vindas às filhas gémeas, Benedita e Belém, que nasceram a 14 de julho de 2025.
"As nossas bebés guerreiras, ainda não consigo falar sobre isto sem me emocionar. Mas não podia deixar passar este dia sem mencionar o quão fortes as minhas bebés são e foram naqueles dias que pareciam intermináveis na neonatologia. Em que cada grama ganho era uma vitória e cada etapa conquistada por mais pequena que fosse era motivo de uma felicidade enorme. O primeiro colo, o primeiro biberão, o primeiro respirar sem ajuda, tudo", começa por explicar a empresária.
"Onde descobri que o amor de mãe também passa pela paciência e espera, pelo viver entre o medo e esperança. Onde transformei as minhas lágrimas em força para as minhas bebés e que orgulhosa que estou delas que nos mostraram que são mais fortes dos que nós imaginamos", concluiu.
Bibá Pitta fala sobre o neto Duarte
Maria Pitta Paixão, filha de Bibá Pitta, viveu também a experiência de ser mãe de um bebé prematuro.
"O meu neto Duarte chegou mais cedo, chegou ao mundo antes do tempo...Tão pequenino, tão frágil mas cheio de força para viver. Ser prematuro é começar a vida a lutar. Cada grama ganha, cada pequena conquista é uma grande vitoria todos os dias, todas as horas, todos os segundos. Hoje celebro-te a ti Duartinho e a todos os bebés prematuros", referiu a socialite.
"À vossa coragem, à vossa força de viver, à vossa luta pela vida todos os dias! A todos os pais e famílias e também a todos os profissionais de saúde um grande aplauso e um abraço do tamanho do mundo", escreveu, por fim, Bibá Pitta.
Também Núria Madruga, Cláudia Vieira, Ana Garcia Martins, Inês Herédia, Carolina Deslandes e Ana Marques já revelaram publicamente que passaram pelo mesmo com os filhos.

Sem comentários:
Enviar um comentário