CTA Recebe Empresários Franceses com Foco no Setor Energético em Moçambique: Oportunidades de Investimento e Parcerias Bilaterais



A CTA recebeu hoje uma delegação empresarial da EVOLEN - Associação Francesa de Empresas e Profissionais ao Sector de Energia, que se encontra em Moçambique à procura de oportunidades de negócios, de parcerias e de investimentos.

A delegação francesa é composta por empresas que actuam nos sectores de energia renovável, eficiência energética e infra-estrutura, e estão à procura de parceiros moçambicanos para desenvolver projectos conjuntos.

A CTA e EVOLEN assinaram um acordo de parceria em Outubro de 2023, que marcou um novo capítulo na colaboração entre as duas instituições, criando as bases para um trabalho conjunto mais estruturado em prol do fortalecimento do sector privado moçambicano. 

O Presidente da CTA, Álvaro Massingue, enfatizou a importância da visita da delegação e expressou a disponibilidade da instituição em apoiar as empresas francesas que desejam investir em Moçambique.

Solicitou apoio da EVOLEN, e dos seus membros, para impulsionar o seu Programa de Conteúdo Local, que visa capacitar, certificar e integrar um número crescente de PMEs moçambicanas nas cadeias de valor da indústria de petróleo e gás, assegurando que os grandes investimentos energéticos em curso gerem inclusão económica, desenvolvimento de competências e criação de emprego para os moçambicanos.

“Acreditamos que, com o envolvimento directo da EVOLEN, poderemos acelerar acções de formação especializada, programas de certificação e iniciativas que fortaleçam fornecedores nacionais, preparando-os para competir e fornecer de forma consistente ao sector de petróleo e gás”, referiu Massingue.

Por seu turno, o Presidente da EVOLEN, Francis Parmentier, destacou a importância da parceria entre Moçambique e França no sector energético, enfatizando as oportunidades de negócios e investimentos que existem no país.

"O sector energético é um dos principais pilares da economia moçambicana e estamos aqui para explorar as oportunidades de negócios e parcerias que existem", disse Parmentier.

Na tarde de hoje, estão previstos encontros de negócios (B2Bs) entre empresas francesas e moçambicanas, que visam estabelecer contactos directos para a realização de negócios e parcerias.