Catarina Maia: "O Meu Irmão Há-de Ser o Quarto Português com Trissomia 21 a Tirar Carta de Condução" – Luta Inspiradora




Catarina Maia 'abriu o coração' recentemente para falar sobre a morte do pai, aos 54 anos, e a mensagem que este lhe deixou, e sobre o orgulho que sente pelo irmão, Daniel Maia, que tem Trissomia 21.


No podcast "Aqui Entre Nós", a jovem apresentadora foi questionada se "tem receio do futuro" do irmão, que tem 28 anos e vive com a mãe de ambos. “O meu único receio, e acho que nunca partilhei isso, é um dia que a minha mãe não esteja, agora que o meu pai não está. Sei que sou eu que tenho de assumir essa responsabilidade e tenho medo de não estar preparada", disse.


"Mas ao mesmo tempo o meu irmão é muito independente: ele vai para o trabalho sozinho, vem do trabalho sozinho, tem namorada, ele joga futsal no FC Porto, na Seleção Nacional, faz dança adaptada, faz teatro. O meu irmão tem uma agenda mais preenchida do que eu. Ele consegue fazer isso tudo sozinho", explicou.



A antiga apresentadora revelou ainda que o irmão "está a tirar a carta de condução". "Ele fez os testes psicotécnicos e passou todos. Existem duas ou três pessoas com trissomia 21 com carta de condução. O meu irmão há-de ser o quarto e estou muito feliz com isso", destacou. "Ele tem as suas próprias vontades, tem o seu próprio rumo de vida e quero respeitar isso ao máximo. Assim como a minha mãe respeita as minhas vontades, os meus pais sempre respeitaram as do meu irmão", acrescentou.


É importante referir que Manuel Gonçalves, que nasceu em 1993, foi a primeira pessoa com trissomia 21 a ter carta de condução em Portugal. De acordo com o Público, o jovem de Alcobaça tirou a carta de mota aos 14 anos e a carta de ligeiros aos 18 anos.