BCI Lidera Ranking de Instituições Financeiras Mais Reclamadas no Primeiro Semestre de 2025



O Banco de Moçambique (BM) divulgou os dados referentes às reclamações apresentadas pelos clientes do sistema financeiro nacional durante o primeiro semestre de 2025. No total, foram registadas 738 reclamações, representando uma redução de 9,1% em comparação com igual período de 2024.


Entre as instituições mais visadas, destacam-se o Banco Comercial e de Investimentos (BCI), responsável por 44,4% das queixas, o Millennium BIM, com 17,6%, e o Standard Bank, que registou 12,3%. Somadas, estas três instituições concentraram 74,3% de todas as reclamações recebidas pelo regulador.


Os principais motivos de queixa continuam relacionados a cartões de pagamento e transferências de crédito, que, em conjunto, representam 73,1% das reclamações apresentadas pelos consumidores.


O relatório aponta ainda que o tempo médio de resolução das reclamações foi de 16 dias úteis, indicador que o BM pretende melhorar no âmbito das medidas de reforço da eficiência e transparência na relação entre clientes e instituições financeiras.