Pedro Gonçalves não tem vivido os últimos 12 meses da melhor forma. O jogador do Sporting está novamente lesionado, sensivelmente na mesma altura em que sofreu uma lesão grave na temporada passada, com o mês de novembro a ser um 'pesadelo' para o médio português.
Ainda que a lesão contraída ante o Santa Clara não aparente ser tão grave como a sofrida frente ao Sporting de Braga no início da época passada, esta acaba por interromper, mais uma vez, um momento de forma excecional do camisola oito da turma de Alvalade, que renovou com o clube liderado por Frederico Varandas até junho de 2030.
A verdade é que, nestas duas paragens por problemas físicos no último ano, caíram por terra duas convocatórias para a seleção nacional de Portugal, com Roberto Martínez a ser obrigado a 'riscar' Pote para os compromissos internacionais.
De acordo com a imprensa nacional, o tempo de paragem da lesão muscular sofrida nos Açores terá um período entre três e quatro semanas, ficando de fora para as partidas frente ao Marinhense, no dia 22 de novembro, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, diante do Club Brugge, para a Liga dos Campeões, a 26 de novembro e ainda do jogo ante o Estrela da Amadora, no dia 30 do mesmo mês, para a I Liga, com todos os jogos a decorrerem em Alvalade.
Fica, ainda assim, um grande ponto de interrogação sobre a presença de Pedro Gonçalves no dérbi de 5 de dezembro contra o Benfica, dado que essa data fica na parte final da janela acima referida, com o Sporting a fazer, certamente, os possíveis para que um jogador tão influente esteja apto para um desafio desta magnitude.
O médio criativo luso leva já nove golos e seis assistências em 17 jogos realizados pelo Sporting na presente temporada, sendo o jogador mais influente de Rui Borges em golos, à frente de Luis Suárez, que tem oito, e em assistências, com mais duas que Morten Hjulmand, que conta com cinco.
Desta forma, Pote já ultrapassou o seu registo final em 2024/25, onde fez seis golos e seis assistências em 20 partidas de leão ao peito. Ainda assim, na altura em que se lesionou no passado mês de novembro de 2024, estava com um registo respeitável de cinco tiros certeiros e seis passes para golo em 12 encontros.
Lesão em Braga ameaçou cirurgia após recaída do médio
Decorria o minuto 26 do encontro entre o Sp. Braga e o Sporting, a 10 de novembro de 2024, quando Pedro Gonçalves caiu no relvado e teve de ser substituído em lágrimas na Pedreira, numa partida referente à 11.ª jornada da I Liga 24/25.
Nessa altura, conforme apurou o Desporto ao Minuto, Pote sofreu uma rotura parcial da parte tendinosa da zona posterior da coxa direita, algo que se verificou ser mais grave do que o diagnóstico inicial.
Um prognóstico que colocava o camisola oito dos leões de volta aos relvados em março de 2025 acabou por ir 'por água abaixo' depois de uma recaída no processo de recuperação do médio português, que ameaçava ter de recorrer a uma cirurgia caso voltasse a ter um novo retrocesso no caminho de regresso à competição, de acordo com informações recolhidas pelo Desporto ao Minuto, no passado mês de março.
Sensivelmente um ano depois, quase no dia exato, Pedro Gonçalves voltou a sair com queixas na coxa, fazendo soar os alarmes ao ser substituído frente ao Santa Clara. Caso seja novamente na zona posterior da perna direita, poderá ser uma reincidência da lesão de 24/25, que o fez voltar aos jogos em meados de abril.
Até ao momento, o Sporting ainda não se pronunciou sobre a lesão contraída por Pote, sendo ainda cedo para ter certezas acerca do tempo certo de paragem para o médio de 27 anos, que chegou ao conjunto de Alvalade na temporada 2020/21, proveniente do Famalicão, por uma verba a rondar os 13,5 milhões de euros.

Sem comentários:
Enviar um comentário