Hoje é dia de clássico. FC Porto e Benfica defrontam-se no Dragão naquele que é o regresso de Mourinho a uma casa que bem conhece. O treinador dos encarnados vai tentar o que nunca conseguiu.
Assim que ficou confirmada a contratação de José Mourinho como novo treinador do Benfica, várias foram as questões que se levantaram acerca do treinador, do seu percurso e do seu futuro. Mas uma delas, ganhou especial relevância, pela proximidade temporal e pelo significado que tem. Falamos do regresso ao Estádio do Dragão. O ex-treinador portista volta agora a comandar o maior rival do FC Porto e vive uma experiência que não teve na sua primeira passagem pelo clube da Luz. Mas será que a história joga a favor de José Mourinho?
Na sua primeira passagem pelo Benfica, o special one fez um total de 10 jogos (9 para o campeonato) e dos principais rivais do clube, defrontou apenas o Sporting (que venceu por 3-0). De todos os emblemas que já representou, apenas com dois defrontou os azuis e brancos: União de Leiria e Chelsea. Curiosamente, José Mourinho jogou mais vezes contra o seu atual clube o Benfica (11 vezes), do que contra o FC Porto (7 vezes). Depois de ser despedido do Benfica na época 00/01, juntou-se ao União de Leiria na época seguinte. Em 20 jogos no banco dos leirienses, fez apenas um contra a equipa da invicta, que perdeu por 2-1, ainda no Estádio das Antas. O treinador portista era Octávio Machado.
Já em Inglaterra, em 6 jogos ao serviço do Chelsea, conquistou 3 vitórias (todas em casa). Jogando fora empatou uma vez e perdeu outras duas. Isto significa que além da normal pressão para obter uma vitória, José Mourinho vai tentar contrariar o seu histórico pessoal e o do clube. Dos 39 encontros em que o FC Porto recebeu o Benfica, os encarnados apenas venceram por 6 vezes. A primeira foi em 90/91, com Sven-Göran Eriksson como treinador.
Bruno Lage com duas vitórias no Dragão
A vitória mais categórica do clube da Luz, foi por 4-1 na época passada, com Bruno Lage como treinador. O setubalense foi aliás o único a vencer duas vezes no Dragão, depois de ganhar por 2-1 em 2018/19, com golos de João Félix e Rafa Silva. Se a isto juntarmos o facto de José Mourinho ter estado há algumas semanas nas bancadas a assistir ao FC Porto – Nacional (antes da sua contratação) e ser ovacionado, percebemos que o ambiente vai ser tenso. Questionado sobre como será a recepção a José Mourinho, o presidente André Villas-Boas já deu uma certeza. “Terá a recepção que terá qualquer treinador do nosso principal rival”, comenta ao Público.
Fotos: Reprodução Instagram

Sem comentários:
Enviar um comentário