Luana Piovani Quebra O Silêncio Após Ser Condenada Em Processo Movido Por Neymar



A atriz Luana Piovani se pronunciou nesta sexta-feira (17) pela primeira vez após ter sido condenada por injúria em uma das ações movidas pelo jogador Neymar Jr. O processo, que corre em segredo de Justiça, tem relação com declarações feitas por Luana em 2024 durante a polêmica da chamada PEC das Praias.

Por meio dos Stories no Instagram, Luana tentou tranquilizar seus seguidores e afirmou que a situação está sendo acompanhada por sua equipe jurídica. “Está todo mundo preocupado comigo, mas não precisa, não, tá? Vou colocar a resposta do meu advogado, o chiquérrimo doutor Augusto. E queria lembrá-los que foram dois processos, e eu perdi um só. Tudo sob controle”, afirmou, antes de dizer que está se preparando para uma viagem ao Brasil.

A declaração veio acompanhada de um comunicado oficial assinado pelo advogado Augusto de Arruda Botelho, que representa a atriz. No texto, a defesa confirma que a ação foi julgada parcialmente procedente, mas afirma que discorda da decisão da Justiça e vai recorrer.

“O processo em questão, a pedido dos advogados de Neymar, mas em discordância ao que por diversas vezes Luana Piovani requereu, tramita em segredo de justiça”, inicia o comunicado.

“É correta a afirmação de que a Ação Penal movida pelo jogador foi julgada parcialmente procedente. A defesa de Luana Piovani discorda por completo da conclusão da Justiça e apresentará, no prazo legal, todos os recursos judiciais cabíveis”, completa o texto.

A sentença foi proferida dois dias antes pelo juiz Rodrigo César Muller Valente, da 2ª Vara Criminal da Barra Funda, em São Paulo. Segundo a decisão, as declarações da atriz ultrapassaram os limites da crítica e ofenderam a honra e a imagem do jogador.

Entenda o caso

O embate judicial teve início após comentários de Luana feitos em maio de 2024, quando Neymar anunciou sua participação em um projeto imobiliário voltado à construção de empreendimentos de luxo em áreas litorâneas de Pernambuco e Alagoas. A iniciativa foi duramente criticada por ambientalistas e ligada à polêmica Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que poderia facilitar a privatização de faixas de praias no país.

Na ocasião, Piovani usou as redes sociais para atacar o jogador:

“Como consegue ser tão mau caráter?”, escreveu a atriz, acrescentando: “Ele é um péssimo exemplo como pai e como homem”.

Em outro momento, disparou: “Meu sonho é que meus filhos esqueçam o Neymar. Imagina se isso é ídolo.”