A crise econômica na Argentina provocou mais uma baixa entre as grandes redes internacionais de alimentação. O grupo mexicano Alsea, responsável por operar marcas como Burger King e Starbucks na América Latina, decidiu encerrar sua operação do Burger King no país. A informação foi divulgada pelo jornal argentino La Nación.
Segundo a publicação, o processo de venda já está em andamento e está sendo conduzido pelo banco BBVA, que iniciou negociações com fundos de investimento, grupos locais de alimentação e operadores internacionais do setor de fast food. A movimentação repete o que foi feito pela própria Alsea em 2023, quando vendeu a operação espanhola do Burger King ao fundo britânico Cinven.
Apesar da saída da rede de hambúrgueres, a Alsea continuará atuando na Argentina com a Starbucks, que seguirá operando normalmente. Procurada, a empresa declarou apenas que “não comenta rumores ou especulações de mercado”.
A rede Burger King foi fundada em 1954 e é a segunda maior do segmento no mundo, com cerca de 17 mil unidades em mais de 100 países. Na Argentina, está presente desde 1989 e atualmente possui 118 lojas, distribuídas em províncias como Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Santa Fe e Tucumán.
A decisão de sair do país reflete os desafios enfrentados pelo setor de alimentação rápida na Argentina. Além da queda no consumo, inflação elevada e compressão de margens de lucro sob o governo de Javier Milei, as redes internacionais vêm sofrendo pressão de marcas locais em crescimento, como a Mostaza, e de uma nova leva de hamburguerias artesanais e redes especializadas em frango frito.
“O mercado de hambúrgueres se tornou comoditizado. A diferenciação tradicional já não é suficiente frente a concorrentes que oferecem cardápios mais amplos e promoções mais agressivas”, afirmou um consultor ouvido pelo La Nación.
Entre os possíveis compradores da operação argentina estão o grupo DGSA (dono das pizzarias Kentucky e das marcas Sbarro e Chicken Chill), o fundo Inverlat (operador da Wendy’s e KFC no país) e o grupo equatoriano Int Food, que também atua com essas duas últimas marcas.

Sem comentários:
Enviar um comentário