Cantora Shakira Enfrenta Acusação Criminosa de Abusar Financeiramente de Um Idoso



Será que Shakira está novamente em 'maus lençóis' com a justiça? Parece que sim mas, desta vez, a razão pode muito bem estar do lado da artista colombiana. 


Segundo a informação avançada pelo jornalista Saúl Orti no programa Fiesta, do canal Telecinco, a cantora está a ser acusada de "abusar financeiramente de um idoso nos Estados Unidos da América". 

Afinal, o que é que se passou?

Ao que parece, David Rashidian entrou com um processo contra a artista em março deste ano num tribunal de Miami acusando-a de fraude, incumprimento contratual e abuso de idosos, motivos pelos quais esta está a ser investigada. 

Este homem afirma que assinou um acordo com Shakira para publicar um livro de memórias e para promover a sua tour. O idoso refere também que deu 140 mil dólares (cerca de 120 mil euros) para cobrir estadias em hóteis, contas médicas e viagens e ainda 3.500 dólares (cerca de 3.000 euros) para despesas de emegência durante uma suposta viagem a Cuba que Shakira terá realizado. 

Posto isto, o idoso pede à artista a devolução do dinheiro que lhe terá entregue e ainda uma indemnização de 100 milhões de dólares por exploração económica de idoso, por danos e custas judiciais. 

Porém, tudo indica que alguém se fez passar pela artista. Os concertos de Shakira são apenas organizados pela empresa Live Nation, não estando registada qualquer alteração nesse sentido. 

O idoso terá falado com alguém que assumiu a identidade da cantora na rede social Facebook. A equipa da artista colombianda reclama, neste sentido, a sua inocência.

"Suspeitamos que não seja a Shakira, mas alguém que se fez passar por ela e que manteve contacto com este homem", esclareceu o jornalista.

O caso está entregue à justiça dos Estados Unidos. 

Shakira e os problemas com a justiça 

Apesar deste processo indicar que a artista está inocente, o passado jurídico de Shakira mostra outra realidade.

Em 2023, recorde-se, a cantora admitiu não ter pagado cerca de 14,5 milhões de euros em impostos em Espanha entre 2012 e 2014. Posto isto, Shakira pagou uma multa milionária (7 milhões de euros) e viu a sua pena de prisão inicial (8 anos e dois meses) reduzida para três anos, em regime de suspensão. Para além disto, regularizou o valor da evasão fiscal de que estava acusada.


Shakira e a nova vida nos Estados Unidos da América 

Depois de 11 anos e dois filhos juntos, Shakira e Gerard Piqué anunciaram a separação em junho de 2022 e com muitos rumores de traição à mistura. Meses depois, a cantora mudou-se para os Estados Unidos da América, mais propriamente Miami, onde reside agora com Milan, de 12 anos e Sasha, de dez anos.