Rei Do Tênis! Alcaraz Brilha Em Tóquio E Conquista O 8º Troféu Da Temporada



Carlos Alcaraz encerrou sua campanha no ATP 500 de Tóquio com mais um capítulo marcante da carreira. O espanhol venceu o norte-americano Taylor Fritz por 6/4 e 6/4 na decisão do torneio e alcançou o oitavo título da temporada, a melhor de sua trajetória no circuito profissional.


Com o resultado, ele chega a 24 conquistas no total, nove delas em quadras duras, e se junta a nomes como Manolo Orantes, David Ferrer e Rafael Nadal entre os campeões do torneio japonês.



A conquista consolida ainda mais o domínio do atual número 1 do mundo. Desde a surpreendente eliminação na estreia do Masters 1000 de Miami, diante de David Goffin, Alcaraz venceu 52 partidas e perdeu apenas três. No século XXI, apenas Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic, Andy Murray e Jannik Sinner haviam atingido a marca de oito troféus em uma única temporada, grupo ao qual o espanhol agora se soma.


A final em Tóquio começou com Fritz usando bem o saque para tentar equilibrar o jogo e conter o ritmo do rival. O norte-americano, um dos poucos que conseguiram derrotar Alcaraz neste ano, chegou a evitar o primeiro break point com um backhand preciso. A intensidade do duelo aumentou, e o espanhol chegou a discutir com o árbitro Fergus Murphy sobre o tempo entre os pontos.


“Você acha normal eu terminar um ponto longo na rede e não ter tempo para buscar as bolas e descansar? Ok, você nunca jogou tênis na vida”, disse Alcaraz ao juiz.


Apesar das dificuldades iniciais, o número 1 do mundo manteve o foco e conseguiu a quebra decisiva no 4/4 para fechar o primeiro set. Fritz, que havia jogado em alto nível até então, precisou de atendimento médico e teve o músculo da coxa esquerda massageado e depois enfaixado, o que comprometeu sua movimentação.


O espanhol aproveitou a queda de rendimento do adversário e abriu vantagem logo no início da segunda parcial com mais um break. Embora Fritz tenha tentado reagir e até tenha ameaçado empatar o set, Alcaraz impôs seu ritmo e controlou a partida até o fim.


Ao confirmar a vitória, o jovem tenista de El Palmar se tornou o sexto número 1 do ranking mundial a vencer em Tóquio e reafirmou sua posição no topo do circuito. A conquista, que parecia ameaçada ainda na primeira rodada após um susto no tornozelo contra Sebastián Báez, coroou uma temporada em que Alcaraz reafirmou seu status como uma das maiores forças do tênis atual.